EMPREENDEDORISMO E O MEDO DO FRACASSO
UM ESTUDO COMPARATIVO AMPARADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
Conhecimento, Comportamento Empreendedor, Crise Sanitária, Percepção de RiscoResumo
O artigo buscou estabelecer, dentro do período pré e pós pandemia, a relação entre a aversão ao fracasso, habilidades, conhecimentos e nível de escolaridade. Foram utilizados dados públicos constantes na base do GEM - Global Entrepreneurship Monitor, para o desenvolvimento de uma pesquisa quantitativa. Objetivou-se comparar nos anos de 2019 e 2020 a relação das intenções de iniciar um novo negócio frente ao medo do fracasso entre os cidadãos brasileiros. Seguindo o método hipotético-dedutivo, foram construídas quatro hipóteses de pesquisa. Para corroborar ou refutar as hipóteses, utilizou-se métodos estatísticos de correlação de Spearman e ANOVA. Os achados indicaram que os indivíduos ao deterem mais habilidades e conhecimentos sofriam menor influência do medo de fracassar na constituição de um negócio e vice-versa. Assim, um menor medo de fracassar está correlacionado com maiores conhecimentos e habilidades. Nesse sentido foi constatado que quanto maior era o nível de escolaridade, menor era o medo do fracasso de empreender. Os dados permitiram a comparação entre os anos de 2019 e 2020, este último, o qual foi o primeiro ano da pandemia da COVID-19.
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