STRESS, BURNOUT AND COPING: UM ESTUDO REALIZADO COM PSICÓLOGOS ALGÁRVIOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N2ART1217Palavras-chave:
Estresse. Burnout. Coping. Psicólogos do Algarve.Resumo
O objetivo consiste em avaliar os níveis de Estresse, Burnout e Coping e identifi car as estratégias de Coping mais utilizadas e as que os psicólogos algárvios consideram mais eficazes. A amostra utilizada no estudo experimental é constituída por 170 psicólogos do Sotavento e Barlavento Algárvio, que trabalham no âmbito da Orientação/Aconselhamento, Reeducação/Reabilitação, Clínica/Saúde e Docência Universitária, tendo excluído os psicólogos do Algarve que trabalham no âmbito da Psicologia Social e das Organizações, por esgueirar-se da extensão deste artigo. Os resultados mostram uma parcela assinalável de Estresse e Burnout. As estratégias de Coping mais utilizadas pelos psicólogos algárvios são as estratégias de controle e as que eles acham mais efi cazes são as de gestão dos sintomas. Em futuras investigações seria desejável investigar uma amostra mais representativa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.