MENSURANDO A INVARIÂNCIA DOS BENEFÍCIOS RELACIONAIS ENTRE BRASILEIROS E CANADENSES

Autores

  • Marcio de Oliveira Mota Universidade Estadual do Ceará - UECE Curso de Mestrado em Administração
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes Universidade de Fortaleza - Unifor Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N1ART1956

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, Serviços, Benefícios Relacionais, Invariância, Pesquisa Transnacional

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o relacionamento dos benefícios relacionais e seus consequentes entre consumidores brasileiros e canadenses. O estudo compreendeu uma pesquisa transnacional e descritiva de natureza quantitativa. A pesquisa de campo foi realizada junto a 297 brasileiros e 207 canadenses. Os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio de medidas de invariância e modelagem em equações estruturais no intuito de testar o modelo teórico proposto. Os resultados indicam que o modelo proposto é estatisticamente invariante, permitindo comparações entre diferentes nações. Os resultados obtidos poderão ser úteis no estreitamento de laços empresariais entre o Brasil e o Canadá.

Biografia do Autor

Marcio de Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará - UECE Curso de Mestrado em Administração

Doutor em Administração e com doutorado sanduíche pela University of Manitoba, possui dois mestrados em Administração (Profissional e acadêmico), possui três especializações (Marketing, Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde) e é graduado em Administração. Professor em Programas de Graduação e Pós-Graduação em disciplinas de Marketing e Métodos Quantitativos Aplicados à Administração. Possui artigos publicados em eventos e periódicos de alto desempenho (e.g. Enanpads, Academy of Consumer Research - ACR, Society of Consumer Psychology - SCP, Revista da Mackenzie, BASE, Faces, Journal of Business Ethics, Journal of Marketing for Higher Education e International Journal of Technology Marketing. Área de pesquisa: Marketing de Serviços, Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor.

Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes, Universidade de Fortaleza - Unifor Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Danielle Arruda é Doutora em Administração de Empresas pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França (1992), com Mestrado Acadêmico (DEA) em Administração pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França (1987), Mestrado Profissionalizante (DESS) em Marketing pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice França (1986) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB (1985). É Professora Titular da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, onde atua na área de Administração com ênfase em Mercadologia.

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Publicado

23/04/15

Edição

Seção

Artigos