O M-LEARNING COMO APOIO AO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N3ART5571Palavras-chave:
Mobile Learning, inovação, Design Research, Ensino Superior, professoresResumo
O objetivo deste estudo é apresentar um protocolo para o uso do mobile learning (m-learning) como modalidade complementar ao ensino presencial de Administração. Por meio da metodologia da Design Research, utilizou-se o Modelo para Análise Racional de Educação Móvel, com base na Teoria da Aprendizagem Experiencial, para desenvolver o artefato (protocolo), composto por 7 elementos: a) Questionário Diagnóstico; b) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); c) Comunidade de prática online; d) Reuniões presenciais de grupo; d) Realização de evento; e) Avaliação final; f) Grupo Focal. Os resultados indicam que o protocolo é adequado para a elaboração de estratégias e atividades de mobile learning. Foram encontradas evidências que reforçam o modelo teórico adotado neste estudo, principalmente devido aos seus aspectos sociais: interação; promoção de contextos autênticos; e formação de comunidades de aprendizagem. Os resultados também apontam barreiras no uso do m-learning, como: a resistência à mudança; o baixo grau de criticidade dos estudantes; e a exigência de uma sólida formação didático-pedagógica do professor universitário. O protocolo proposto pretende contribuir com uma nova perspectiva sobre o uso da tecnologia móvel no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.