PROSUMERS E COCRIAÇÃO DE VALOR NA HERBALIFE

Autores

  • Hellen Taynan Cavalcanti Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiago Moraes Professor Assistente da Universidade Estadual do Piauí
  • Jefferson Oliveira Silva-Lacerda Professor da área técnica da ECITE - Presidente João Goulart
  • Renata Baldanza Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba.

Palavras-chave:

Marketing, Comportamento do consumidor, Serviços

Resumo

A Lógica Dominante de Serviço torna todos os atores cocriadores de valor. De tal modo, o valor criado após a experiência dos atores pode variar e um mesmo bem (produto ou serviço) pode ser avaliado positivamente por uns e negativamente por outros. Alguns atores podem ainda desempenhar duplo papel sendo ao mesmo tempo produtores e consumidores dos bens. Neste grupo estão os prosumers que, em um ambiente online, encontram possibilidades de anunciar propostas de valor e promoverem interação. Objetivou-se, por observação participante e entrevistas, analisar a colaboração em ambiente online pelos prosumers da Herbalife na adesão e manutenção de novos consumidores. Considerou-se a proposta de valor da empresa e a experiência dos atores na criação deste valor. Os achados permitiram identificar ações positivas e negativas de prosumers e a discussão favoreceu a elaboração de um quadro alinhando as premissas da Lógica Dominante de serviço à Herbalife.

Palavras-chave: Cocriação de valor; Lógica Dominante do Serviço; Prosumer; Herbalife.

Biografia do Autor

Hellen Taynan Cavalcanti, Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Administração pela UFPE; mestra em Administração e Sociedade pela UFPB; doutoranda em Administração pela UFMG.

Thiago Moraes, Professor Assistente da Universidade Estadual do Piauí

Doutor em Administração e Sociedade pela Universidade Federal da Paraíba.

Jefferson Oliveira Silva-Lacerda, Professor da área técnica da ECITE - Presidente João Goulart

Mestre em Administração pela UFPB; Doutor em Administração pela UFMG.

Renata Baldanza, Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba.

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina / MG. 

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Publicado

17/03/21

Edição

Seção

Artigos