Influência de Fatores Comportamentais na Propensão ao Endividamento
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART808Palavras-chave:
Finanças Comportamentais, Propensão ao Endividamento, Materialismo, Educação Financeira, Risco.Resumo
O presente estudo buscou analisar a influência de fatores comportamentais na propensão ao endividamento dos servidores da Universidade Federal de Santa Maria. Realizou-se uma pesquisa survey junto a 246 servidores. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado, com escalas quantitativas para mensurar endividamento, materialismo, risco e educação financeira. Quanto à educação financeira, constatou-se que 46% dos servidores possuem um alto nível de conhecimento sobre finanças pessoais. Os testes de diferenças de medianas confirmaram alguns dos fenômenos comportamentais já evidenciados pela literatura, como a maior percepção de risco dos casados em relação aos solteiros. Na análise de regressão múltipla, o modelo demonstrou que a percepção de risco financeiro e a educação financeira são, dentro dos fatores estudados, os que influenciam a propensão ao endividamento sendo que quanto maior a percepção de risco e o grau de educação financeira menor a propensão ao endividamento. De maneira geral, os servidores apresentaram baixos níveis de endividamento e um comportamento conservador perante o risco financeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.