ANALYSIS OF THE EMPLOYESS SOCIALIZATION PROCESS OF A BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITY
Resumo
A crescente demanda da população por serviços públicos mais eficientes tem pressionado cada vez mais por servidores mais preparados e dispostos a cumprir seu papel nas instituições governamentais, apresentando grandes desafios à gestão de recursos humanos desses entes públicos. Neste sentido, o estudo analisa a influência das táticas de socialização na adaptação profissional de novos servidores de uma Universidade Federal do Brasil, aplicando para isso um estudo de caso na Universidade Federal do Piauí (UFPI), com uma população de 453 funcionários entrevistados. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário, utilizando as escalas de Chaoet al. (1994) e Jones (1986), adotado por Cable e Parson (2003). A escala foi traduzida para o português e, posteriormente, retraduzida para o inglês, onde não houve variações significativas entre a versão original e a retraduzida. Posteriormente, os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e inferencial com o apoio dos programas Excel 16.0 e Statistical Package for Social Science 20.0 (SPSS) for Windows. Os resultados mostraram uma influência positiva das táticas sobre o nível de socialização dos recém-chegados, destacando as táticas no que tange os aspectos sociais e contextuais revelando a importância dos trabalhadores mais experientes e da organização das ações na socialização organizacional e no esclarecimento dos papéis organizacionais e dos seus respectivos processos. O uso dessas táticas influenciou positivamente a socialização nas dimensões relacionadas à competência e ao comportamento pró-ativo, linguagem, desempenho e proficiência, fatores ligados à forma como a instituição organiza e encaminha sua cultura ao recém-chegado
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.