A formação do docente e o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais

Autores

  • Flávia Souza Matias
  • Sandra Freitas de Souza

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Formação docente. Escola comum

Resumo

No decorrer da década de 1990, ocorreu no Brasil a apropriação do discurso internacional relacionado à inclusão. Alguns pontos passaram a fazer parte dessa discussão – dos quais se destacam a questão da política da inclusão, a flexibilização curricular, a preparação da escola comum para receber os alunos considerados com deficiência, técnicas e recursos que auxiliam nessa ação –, e o professor, como agente principal desse processo de inclusão e sua formação ganharam ênfase. No entanto, ainda hoje, o processo de inclusão não é efetivo no ambiente escolar, visto que o professor, agente principal desse processo, vê-se desamparado em vários aspectos. O objetivo com este artigo foi levantar questionamentos a respeito do processo de formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais especiais, com base nas proposições legais apresentadas à educação especial e na revisão bibliográfica de alguns autores que consideram essa questão, como Carvalho, Duk, Macedo, Michels, Mantoan, Omote, Rinaldi, Sanfelice, Sassaki e Souza. Desse modo, é necessário pensar na educação inclusiva de forma mais abrangente. Para isso, o ambiente escolar deve estar devidamente preparado e equipado, os professores precisam ser capacitados e valorizados e toda a comunidade escolar e a sociedade devem estar envolvidas nesse processo, para que a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais aconteça efetivamente.

Biografia do Autor

Flávia Souza Matias

Graduada em Ciências Biológicas pela PUC-Minas. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade
FUMEC. Professora de Biologia na rede estadual de Minas Gerais.

Sandra Freitas de Souza

Graduada em Psicologia e Pedagogia. Pós-graduada em Educação Especial, Alfabetização e Educação Pré-escolar.
Mestre em Educação pela PUC-Minas. Coordenadora e capacitadora no Núcleo de Capacitação em Educação Inclusiva
com ênfase em Deficiência Intelectual da SEE-MG

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Publicado

28/06/16

Edição

Seção

Artigos