REPENSANDO A AVALIACÃO ESCOLAR – DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
avaliação escolar, didática, prática cotidiana.Resumo
Este artigo tem como objetivo dialogar sobre a questão da avaliação escolar buscando apontar e discutir alguns desafios e perspectivas que essa ação pedagógica suscita na prática cotidiana. É importante esclarecer que muitos argumentos expressos neste artigo fazem parte de reflexões mais amplas em torno da avaliação, frutos de minha experiência profissional, principalmente na formação de professores à distância. O artigo foi estruturado da seguinte forma: num primeiro momento, busca analisar a avaliação como um fenômeno que historicamente teve, e ainda tem, embora sobre outro enfoque, visibilidade na escola; num segundo momento, apontar alguns desafios que o processo avaliativo impõem e, por último, dialogar sobre algumas perspectivas que podem e devem ser consideradas na ação avaliativa da escola.Downloads
Publicado
30/06/05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.