EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA LEITURA DO PASSADO A PARTIR DE UMA LEITURA DO PRESENTE

Autores

  • Vera Lúcia Nogueira

Palavras-chave:

Política educacional. Educação de JovenseAdultos (EJA). Escola noturna. História da educação de adultos.

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma reflexão sobre a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base em um diálogo entre a política educacional republicana de fins do século XIX e décadas iniciais do século XX, bem como algumas questões colocadas pelas discussões contemporâneas na EJA. é com um olhar atual sobre essa modalidade que se reflete sobre aspectos considerados desafiadores pelo campo da educação de adultos e com um olhar retrospectivo que se busca, nos primórdios da política educacional, elementos que possibilitem uma releitura desses desafios e, bemassim, outra possibilidade de compreendêlos, estabelecendo um diálogo inicial que leve à maior compreensão da história da educação de adultos em Minas Gerais. Trata-se de um trabalho inspirado nas contribuições teórico-metodológicas da História Cultural, que teve como fontes diversos documentos, tais como os termos de inspeção técnica de ensino; correspondências expedidas e recebidas pela Secretaria do Interior; atas de exames; requerimentos; e, também, as legislações educacionais pertencentes ao acervo do Arquivo Público Mineiro. Pode-se afirmar que a escolarização dos adultos, especialmente realizada pelas escolas noturnas, nos coloca diante de ambiguidades e contradições da política educacional mineira, evidenciando um processo de construção encharcado dos mais modernos princípios pedagógicos, difundidos no seu tempo em concordância com o pensamento pedagógico dos primórdios da república, do qual sobressai a infância como fundamento de construção e de organização das práticas e dos discursos relativos à escola moderna.

Downloads

Publicado

30/12/09

Edição

Seção

Artigos