DIÁLOGO AFETIVO ENTRE AS CRIANÇAS COM CARACTERÍSTICAS DO ESPECTRO AUTISTA E A PROFESSORA DE ARTE

Autores

  • Júlia Félix Azeredo
  • Aroldo Dias Lacerda

Palavras-chave:

educação inclusiva, transtorno do espectro autista (TEA), arte

Resumo

No presente artigo, discutem-se possíveis impactos que os processos artísticos têm na socialização das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), orientado pelo olhar walloniano, pelas reflexões sobre as crianças e a educação de Debortoli (2008) e Mantoan (2003) e pelas maravilhosas experiências desenvolvidas pelo poeta, filósofo e pedagogo Deligny (2015). Situadas em um modelo educacional tradicional que pretende homogeneizar os processos de construção de conhecimento e apreensão de significados, as crianças diagnosticadas com TEA, dentre outros, ocupam o espaço da não  normalidade ou deficiência e, muitas vezes, também o da invisibilidade. Como habitar o mundo daqueles que não as veem? Ou como diria Deligny (2015):
“como existir aos olhos daqueles que não nos olham?”. Adotada a metodologia qualitativa e resultado de pesquisa bibliográfica, o artigo apresenta como conclusão provisória que a arte e os processos artísticos aliados ao campo de conhecimento da Psicopedagogia como em Fernández (2001, 2001a) podem oferecer importantes contribuições para o desenvolvimento das habilidades sociais dessas crianças, uma vez que possibilitam enxergá-las em suas individualidades, entendendo-as como sujeitos criadores e criativos em um espaço de construção de identidade, laços afetivos e sociais que, por sua vez,  ambém as constroem.

Biografia do Autor

Júlia Félix Azeredo

A autora é graduada em Artes Visuais pela EBA - UFMG (2011). Pós-graduada (Especialista) pelo curso de  Pós-Graduação lato sensu em Psicopedagogia da Universidade FUMEC (2019). Atua como professora de Arte em escola particular na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Contato: julia.azeredo@santoagostinho.com.br

Aroldo Dias Lacerda

Orientador - Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG (2012). Graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG (2009). Desde 2013, está professor do curso de Pedagogia EaD, do curso de Psicologia (2020 -) e da Pós- Graduação lato sensu em Psicopedagogia da Universidade FUMEC e da Pós-Graduação lato sensu em Psicopedagogia da PUC Minas (2021 -). Desde 2007, trabalha com formação em Artes Visuais com professoras(es) da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG. Contato: aroldolacer@gmail.com

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Publicado

17/08/23

Edição

Seção

Artigos