Práxis pedagógica: um desafio cotidiano
Keywords:
Formação de professores. Perspectiva histórico-crítica. Prática pedagógica. Relação teoria-prática. Práxis pedagógica.Abstract
Neste artigo, trata-se dos diferentes significados atribuídos à teoria, à prática e à práxis nas perspectivas positivista, fenomenológica e histórico-crítica. Em cada uma delas abordam-se a concepção de realidade e o significado da relação teoria-prática e de prática pedagógica. Detendo-se na perspectiva histórico-crítica, foca-se a prática pedagógica como uma prática social complexa, construída no cotidiano da sala de aula e mediada pela relação professor-aluno-conhecimento. Isso possibilita ao professor refletir sobre a dimensão crítica de sua atividade, mas não define finalidades que antecipam idealmente sua transformação. Portanto, não pode ser identificada com a práxis, uma vez que esta se trata de uma atividade material que responde à finalidade de transformar a realidade.
Downloads
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.