O estágio do pedagogo como processo formativo: relato de experiência
Palabras clave:
Curso de Pedagogia. Estágio supervisionado. Funções do pedagogo e prática pedagógica.Resumen
Neste artigo, relato minha experiência como professora orientadora de estágio de formação do pedagogo do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde da Universidade FUMEC, nos últimos períodos, cujo currículo inclui disciplinas relacionadas à atuação desse profissional em espaços escolares, buscando compreender o significado dessa experiência para as alunas. Com o estágio, objetiva-se, em um primeiro momento, conhecer as funções atribuídas ao pedagogo, confrontando com aquelas que realmente são feitas, e, ainda, compreender os fatores condicionantes de sua prática pedagógica. A intenção educativa do segundo momento do estágio é o desenvolvimento de um projeto de intervenção no espaço escolar, mediante a realização de um diagnóstico visando à identificação de uma questão-problema ou lacuna na dimensão pedagógica. A análise da experiência pautou-se pela fundamentação teórica relativa à profissão de pedagogo, com base em Peixoto (1981), Garcia e Silva (1985) e Alarcão (2002), e sobre a prática pedagógica, tomando como referência Rockwell e Mercado (1988), Salgueiro (1998) e Teixeira (1999, 2008). Houve necessidade de me aproximar da prática profissional como investigadora, para realizar uma análise da situação concreta vivenciada pelo pedagogo no cotidiano escolar, o que tem propiciado a construção de saberes pelas alunas. A investigação sobre as funções do pedagogo possibilita que o estudante de pedagogia reflita sobre a importância de uma atuação qualificada, estabelecendo relações entre a função social da escola e as atribuições desse cargo de liderança. As alunas atribuem diferentes significados à experiência de estágio, tanto em nível pessoal como profissional. A intervenção no espaço escolar contribui para a construção de habilidades e competências relativas ao exercício profissional.Descargas
Publicado
30/06/11
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Sección
Artigos
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