CONTRUBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA À EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Iza Rodrigues da Luz

Palabras clave:

sociologia da infância, Educação Infantil, Brasil.

Resumen

Neste artigo trata-se das contribuições da sociologia da infância, reconhecendo-as como uma ferramenta que pode auxiliar na consolidação e no fortalecimento da Educação Infantil. Ao situar a Educação Infantil no Brasil e apresentar os principais postulados da sociologia da infância, pretende-se contribuir para a conscientização da necessidade de ampliar a oferta da Educação Infantil e para a reflexão sobre as práticas adotadas nas instituições brasileiras, apontando a importância de que a criança seja reconhecida como sujeito de direitos e ator social, com modos próprios de ação que merecem ser respeitados e incentivados nos diversos contextos em que a criança vive. Essas posturas são vistas pela autora como elementos que fortalecem a necessidade de construir práticas educativas de melhor qualidade, que atendam às atribuições legais, estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de promover o desenvolvimento integral das crianças.

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