INFÂNCIA E CONHECIMENTO
Mots-clés :
infância, conhecimento, aprendizagem, prática pedagógica.Résumé
Nosso propósito com este artigo é compreender as relações das crianças pequenas com o conhecimento, mediadas por atividades propostas por suas professoras. Para isso, problematizamos a aprendizagem e o conhecimento, concebendo-os como eminentemente engajados na prática social concreta. No estudo, são apresentados aspectos de pesquisas colaborativas realizadas com crianças e professoras de escolas públicas infantis de Belo Horizonte que exploram o mundo natural com crianças entre 4 e 6 anos. Discutimos a aprendizagem tomando a abordagem histórico-cultural como eixo. Essa abordagem nos permitiu perceber as mudanças no movimento de participação das crianças e professoras. Os resultados obtidos apontam reflexões tanto do ponto de vista do conhecimento e da aprendizagem das crianças quanto do ponto de vista da criação de ambientes propícios para a investigação do mundo natural na Educação Infantil. No primeiro aspecto, observamos a aprendizagem como um processo de mudança nas práticas sociais concretas, que também estão em movimento, caracterizadas pela expansão das possibilidades de agir dos sujeitos. No segundo aspecto, trazemos reflexões que ampliam as possibilidades de trabalhar com ambientes educativos de qualidade para as crianças pequenas.Téléchargements
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