Adolescência, letramento e escola
Mots-clés :
adolescência, alfabetização, letramentoRésumé
Atualmente, os ciclos de desenvolvimento humano têm orientado a organização do trabalho escolar no sentido de romper com as trajetórias de fracasso. Com a implantação dos ciclos, novas questões se colocam no campo educacional,
dentre elas a situação dos alunos adolescentes que repetiram várias vezes a 1ª série, não sabem ler e escrever e passaram a compor as turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental. O presente texto procura discutir essas questões, destacando uma experiência vivenciada na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, que implementou, desde 1995, o projeto político-pedagógico da Escola Plural. Esse projeto propõe a reorganização dos tempos escolares baseada na lógica dos ciclos de idade de formação. A reflexão está estruturada em duas partes: a primeira apresenta as questões surgidas a partir de uma estrutura centrada nos ciclos, salientando alguns aspectos da adolescência como tempo de formação, a segunda parte apresenta uma discussão realizada por um grupo de professores, que atuam no 3º ciclo, sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento.
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