EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E RELIGIOSIDADE:UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS RELIGIOSAS CATÓLICAS E PENTECOSTAIS EM ESPAÇOS ESCOLARES
Mots-clés :
Laicidade. Identidade religiosa. diversidade cultural.Résumé
Neste artigo, analisam-se as manifestações religiosasnocontexto escolar. destacam-se, porumlado, as formas pelas quaisocatolicismose manifesta nasescolaspúblicas e, por outro, apresenta-seumestudodecaso sobre os significadosqueos jovenspentecostais atribuem ao seu processo de escolarização em dada escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-sedeumtrabalho sobre laicidade e religiosidadesemescolaspúblicas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte,bemcomosobre o tratamento dado peloseducadoresàquestãodadiversidadereligiosa.Pormeiodeentrevista,questionários eobservaçãoparticipante, procurou-sedemonstrarcomoanormalizaçãodocatolicismo, no contexto escolar, produz ativamente a invisibilidade de outros religiosos. Além disso, constatou-se a necessidade de se conhecer os sujeitos aos quais se destinam o fazer pedagógicos dos estabelecimentos educacionais. Embora se trate de temática pouco explorada nos meios acadêmicos, a questão religiosa aparece aqui como um elemento centralnaconstituiçãodaidentidadedoseducandosdascamadaspopulares.Aoignorar essa importante dimensão humana, os educadores se esquecem de que código cultural religioso é, em parte, responsável tanto pelo modo de ser e de pensar quanto por crenças e esperanças de uma parte significativa de pessoas. No entanto, essa situação suscita, pelo menos, duas consequências: a) a escola pode tratar com desprezo, medo ehostilidade crençasevaloresnãocatólicos, bem como classificar o diferente como inferior ou perigoso; b) a escola pode não reconhecer que as concepções da vida, que nos movem com vigor, sempre são formadas na luta com outros ideais, que são tão sagrados para os outros quanto os nossos o são para nós.Téléchargements
Publié-e
30/12/09
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