Um Identidade e imagem de uma faculdade situada na região norte do Rio Grande do Sul
Método para Configuração de Imagem (MCI)
Palavras-chave:
Gestão da Imagem, Instituição de Ensino Superior, Método para Configuração de ImagemResumo
Da expansão do acesso à educação superior surge a necessidade dos gestores das Instituições de Ensino Superior - IES buscarem ferramentas administrativas que garantam a manutenção das organizações no mercado cada vez mais competitivo. O objetivo desse estudo é analisar a configuração da identidade e da imagem de uma instituição de ensino superior localizada no norte do Rio Grande do Sul, na percepção do público interno e externo da instituição. Quanto à metodologia, esta pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem mista. A etapa qualitativa contou com uma pesquisa documental (análise do PDI). A etapa quantitativa contou com a aplicação de questionário que testou a importância e a satisfação dos atributos identificados na primeira fase, com amostra de 960 indivíduos. Os resultados apontam que a identidade da “Faculdade A” está associada principalmente à responsabilidade social, à identidade regional e ao fato de a IES valorizar as necessidades e expectativas da população da região, para garantir melhor condições (econômica, social, política, cultural, jurídica entre outras dimensões), por meio da qualidade da educação oferecida.
Referências
ADENIJI, A.; OSIBANJO, A.; ABIODUN, J.; ONI-OJO, E. Corporate Image: A Strategy for Enhancing Customer Loyalty and Profitability. Journal of South African Business Research, v. 2015, n. 2015, p. 1-12, 2015.
BORGES, R. S. Políticas Públicas de Acesso à Educação Superior [recurso eletrônico]: o Sistema de Seleção Unificada na Universidade Federal de Uberlândia (2010-2019) Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Uberlândia: Pós-graduação em Educação, 2020.
DA SILVA, F.C.C. Gestão de dados científicos. Interciência, 2021.
DAL MAGRO, C. B.; MANFROI, L.; RAUSCH, R. B. Saberes docentes na compreensão de contadores professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 1, p. 258-282, 2016.
DE TONI, D.; MAZZON, J. A.; MILAN, G. S. A Multidimensionalidade da Imagem de Preço de Produto: Um Estudo com a Imagem de Preço de Vestuário. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 4, p. 168-201, 2015.
DOKMAIPUM, S.; KHANTANAPHA, N.; PIRIYAKUL, R. Corporate Image Management of Retail Business (Downstream). Open Journal of Business and Management, v. 7, p. 892-907, 2019.
LUKOSEVICIUS, A. P.; MARCHISOTTI, G. G.; GUIMARÃES, J. de C. A influência do gerenciamento de impressões na percepção do público-alvo do mix de comunicação de marketing. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 20, 2019, p. 563-580.
MORAIS, M. S. F. D. N. Projeto de arquitetura e branding comercial: de que forma o espaço pode estar associado à identidade do seu negócio?. Repositório Institucional do Unifip, v. 7, n. 1, 2022.
MOSER, E. C.; DEL-VECHIO, R. BONA, R. J. Imagem de Marca a partir das percepções de estudantes de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 10, n. 1, edição de julho de 2021, p. 1-17.
NOGUEIRA, C.I.C.S. PARA LÁ DOS SILENCIAMENTOS. 2023. 433f. (Tese de Doutorado em Sociologia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra).
PIRES, J. K. A responsabilidade civil dos influenciadores digitais em relação ao consumo. 2023, 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Jurídicas e Sociais, pela STRONG BUSINESS SCHOOL), Santo André, 2023.
RANZAN, E. M.; PASQUALOTTO, F. P.; SOUZA, R. P. L. de. Conhecimento, cultura e desenvolvimento da marca: a articulação entre a memória organizacional e a identidade organizacional. Brazilian Journal Development, Curitiba, v. 5, n. 6, jun. 2019, p. 5965-5982.
SALUME, P. K. et al. A configuração de imagem de uma Instituição de Ensino Superior na percepção do seu público-alvo. Marketing & Tourism Review, Belo Horizonte/MG, v. 3, n. 3, dez. 2018.
SANTOS JÚNIOR, A. A.; SOUKI, G. Q. Impactos da imagem e do brand equity nas intenções de compra de consumidores: um estudo empírico em um mercado de commodities. Gestão & Planejamento, v. 18, 2017.
SANTOS, T. G. dos. Análise da imagem da autoescola Cordeiros. 2017. 120 f. (Dissertação de Mestrado Profissional em Administração: Gestão, Internacionalização e Logística) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2017.
SCHULER, M.; DE TONI, D. Gestão da imagem de Organizações, Marcas e Produtos: Através do MCI – Método para configuração de Imagem. São Paulo: Atlas, 2015.
SHURAIR, A. S. A.; POKHAREL, S. Stakeholder’s perception of service quality: a case in Qatar. Quality Assurance in Education, v. 27, n. 4, p. 493-510, 2019.
SILVA, C. F. Da; LOPES, R. de M. A comunidade científica brasileira no contexto da expansão do ensino superior. Revista Espaço Acadêmico, n. 223, jul./ago. 2020, p. 35-48.
SOTELLO, F.; HACK NETO, E.; DAMKE, E. J. Imagem Institucional: avaliação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) segundo o público interno e externo. Revista Gestão Universitária na América Latina GUAL, Florianópolis, v. 11, n. 3, p. 281-304, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.