Um Identidade e imagem de uma faculdade situada na região norte do Rio Grande do Sul

Método para Configuração de Imagem (MCI)

Autores

Palavras-chave:

Gestão da Imagem, Instituição de Ensino Superior, Método para Configuração de Imagem

Resumo

Da expansão do acesso à educação superior surge a necessidade dos gestores das Instituições de Ensino Superior - IES buscarem ferramentas administrativas que garantam a manutenção das organizações no mercado cada vez mais competitivo. O objetivo desse estudo é analisar a configuração da identidade e da imagem de uma instituição de ensino superior localizada no norte do Rio Grande do Sul, na percepção do público interno e externo da instituição. Quanto à metodologia, esta pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem mista. A etapa qualitativa contou com uma pesquisa documental (análise do PDI). A etapa quantitativa contou com a aplicação de questionário que testou a importância e a satisfação dos atributos identificados na primeira fase, com amostra de 960 indivíduos. Os resultados apontam que a identidade da “Faculdade A” está associada principalmente à responsabilidade social, à identidade regional e ao fato de a IES valorizar as necessidades e expectativas da população da região, para garantir melhor condições (econômica, social, política, cultural, jurídica entre outras dimensões), por meio da qualidade da educação oferecida.

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Publicado

28/04/25