CONFRONTANDO A PERCEPÇÃO DE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO DAS EMPRESAS COM A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i1.1029Palavras-chave:
Conceito de Marketing, Orientação para o mercado, Índice de Sentimento dos Consumidores sobre o Marketing, Pequenas Empresas.Resumo
Apesar da emergência do conceito de orientação para o mercado que tem impelido as empresas ao discurso de adoção de uma postura de total atenção ao “mercado”, é possível encontrar, cada vez mais, pesquisas com foco na insatisfação dos consumidores. Nesse sentido, este artigo apresenta resultados originados de uma pesquisa conduzida para investigar ou confrontar as respostas dadas por pequenos varejistas localizados na região centro-oeste do estado de Minas Gerais sobre o seu grau de orientação para o mercado com a percepção que os consumidores têm acerca das ações de marketing das empresas. Para isso, foram utilizadas as escalas de orientação de mercado desenvolvida por Narver e Slater (1990) e a escala denominada “Índice de Sentimento dos Consumidores sobre o Marketing” desenvolvida por Gaski e Etzel (1986). Os resultados parecem afirmar que os consumidores têm uma boa percepção do marketing praticado pelas empresas, porém é possível identificar uma insatisfação no tocante às dimensões Propaganda e Atendimento.Downloads
Publicado
30/03/12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.