O REGIME ADUANEIRO DE DRAWBACK EM OPERAÇÕES LOGÍSTICAS INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i1.1033Palavras-chave:
Logística integrada, cadeia de suprimentos, regime aduaneiro drawback, negócios internacionais, apoio à exportaçãoResumo
O principal objetivo deste estudo foi comparar operações logísticas de empresas que utilizam e empresas que não utilizam o regime de Drawback em suas transações internacionais. A comparação foi feita a partir da identificação de variáveis relevantes que justifiquem a incorporação dessa opção de apoio às exportações dentro do contexto da logística integrada. O estudo empírico foi realizado com uma amostra composta de 98 empresas usuárias do Drawback e 38 empresas não usuárias, das quais se recolheram informações a partir de um questionário estruturado contendo perguntas fechadas. Partindo da hipótese que existe associação das assertivas relacionadas às atividades do Drawback entre empresas usuárias e não usuárias, foram utilizadas estatísticas descritivas e não paramétricas para tratamento dos dados obtidos. Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que o conhecimento para a operacionalização do regime aduaneiro do Drawback é o maior obstáculo para se ter um maior número de empresas que utilizem esse regime aduaneiro. Já para as empresas usuárias, a agilidade e atendimento das expectativas mostraram-se como os fatores mais relevantes.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.