O CONSUMO XENOCÊNTRICO NO BRASIL

UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS DE FAST FASHION

Autores

Palavras-chave:

Moda, Consumo Xenocêntrico, Imagem País, Atitude, Lealdade

Resumo

Este artigo investiga os fatores que influenciam a intenção de uso dos serviços de maquiagem profissional, com foco nas variáveis de atendimento, autoestima, exposição nas mídias sociais e ocasiões especiais. O objetivo é entender como esses fatores moldam o comportamento do consumidor e identificar implicações para o setor. A proposta metodológica inclui uma pesquisa descritiva com coleta de dados quantitativos, utilizando questionários e análises estatísticas avançadas como Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem por Equações Estruturais (CB-SEM). A tese defendida é que a combinação desses fatores afeta significativamente a decisão dos consumidores ao buscar serviços de maquiagem. O marco teórico baseia-se em conceitos de comportamento do consumidor e marketing, com ênfase em variáveis emocionais e sociais. A provocação central do texto é a necessidade de estratégias personalizadas para melhorar a experiência do cliente e aumentar a satisfação e fidelização. Os resultados mostram que um atendimento de qualidade, a busca por autoestima e bem-estar, a presença nas mídias sociais e a relevância das ocasiões especiais são cruciais para a escolha do serviço. As conclusões apontam para a importância de investir em treinamento de maquiadores, estratégias de marketing digital e pacotes específicos para eventos, como forma de atender melhor às necessidades dos consumidores e promover o crescimento sustentável do setor. A pesquisa oferece contribuições práticas e teóricas significativas para profissionais da área e estudiosos do comportamento do consumidor.

Biografia do Autor

Lucas Mendes Rolla, Universidade Federal de Minas Gerais

Autor do trabalho de conclusão de curso intitulado “O consumo xenocêntrico no Brasil: Um estudo sobre o comportamento dos consumidores brasileiros de Fast Fashion”, filiado a universidade Federal de Minas Gerais, situação na Faculdade de Ciências Econômicas.

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ-2, do CNPq. Possui graduação em Ciência da Computação - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Administração pela UFMG (2001) e doutorado em Administração pela UFMG (2004) e posdoc em Gestão do Turismo na Universidade de Algarve (ESTÁGIO SENIOR, BOLSISTA CAPES 2015, INICIO 2o. SEMESTRE 2015). Atualmente é professora Titular de Marketing da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora do NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo) e Editora-chefe do periódico Marketing & Tourism Review (ISSN 2525-8176), qualificado no Qualis, indexado na Spell, Ebsco, Redib, ICap, Sumarios.ORG, e Latindex, dentre outros. Em termos de inserção internacional, além da produção científica, é pesquisadora visitante convidada do Citur (Centro de Investigação em Turismo) do Instituo Politécnico de Leiria, Portugal e do CIEO (Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações), da Universidade do Algarve, Portugal. É Consultora ad hoc da CAPES para análise de cursos novos sricto sensu das áreas de Administração, Contábeis e Turismo. Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ-2, do CNPq. Possui graduação em Ciência da Computação - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Administração pela UFMG (2001) e doutorado em Administração pela UFMG (2004) e posdoc em Gestão do Turismo na Universidade de Algarve (ESTÁGIO SENIOR, BOLSISTA CAPES 2015, INICIO 2o. SEMESTRE 2015). Atualmente é professora Associada de Marketing da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora do NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo) e Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu do CEPEAD/FACE/UFMG, curso de Gestão Estratégia. Além disso, é Editora-chefe do periódico Marketing & Tourism Review (ISSN 2525-8176), qualificado no Qualis, indexado na Spell, Ebsco, Redib, ICap, Sumarios.ORG, e Latindex. Em termos de inserção internacional, além da produção científica, é pesquisadora visitante convidada do Citur (Centro de Investigação em Turismo) do Instituo Politécnico de Leiria, Portugal e do CIEO (Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações), da Universidade do Algarve, Portugal. É Consultora ad hoc da CAPES para análise de cursos novos sricto sensu das áreas de Administração, Contábeis e Turismo. Ganhou prêmio de melhor artigo na Anptur 2014. É revisora de vários periódicos qualificados da área.Tem experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Marketing Turístico, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Mercadológica, Turismo, Marketing Turístico, Marketing de Relacionamento, Marketing de Experiências, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor, Marketing em redes sociais, Marketing Digital, Estratégias de Marketing, Estratégias de Relacionamento, Comunicação Integrada de Marketing, Pesquisa Qualitativa, Análise Fatorial, Confiabilidade e Modelagens por Equações Estruturais. Note-se que no âmbito da UFMG, universidade onde atua, não existe até o presente momento, curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo. Assim, a pesquisadora atua no programa de pós-graduação em Administração da UFMG, CEPEAD, nas áreas de Marketing e de Gestão de Operações e Logística (GOL), onde desenvolve trabalhos focados em Marketing Turístico e Gestão de Serviços, sendo que os temas de suas principais e recentes publicações são totalmente voltados para o Turismo e Marketing Turístico. Dentre as dissertações orientadas, 4 tiveram temáticas de Turismo.Atualmente, orienta 5 doutorandos e 1 mestranda com temas de turismo. A pesquisadora é a idealizadora e editora-chefe da recém lançada revista científica Marketing and Tourism Review (http://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr), cujo ISSN é 2525-8176.

Iury Teixeira de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fui Professor Substituto do Instituto Federal de Roraima, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, para as disciplinas de Marketing Turístico, Gestão de Meio de Hospedagem, Transporte Turístico e Consultoria Turística.Doutor em Administração pela UFLA. É Mestre em Administração pela UFMG (Cepead/UFMG).É bacharel em Turismo e Bacharel em Administração.É pesquisador do Neecim-TUR da Universidade Federal de Minas Gerais, do Mercademia da UFV e do grupo de pesquisa Mídias, Comunicação e Turismo - MiComT, do(a) UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.Foi professor de graduação das disciplinas "Gestão de Marketing" , "Gestão de Projetos" , Logística reversa" e Simulação de software" na Unincor Betim .

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Publicado

28/04/25