SUSCETIBILIDADE À INFLUÊNCIA INTERPESSOAL E VALOR PERCEBIDO NO CONSUMO DE TÊNIS DE CORRIDA
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i1.1034Palavras-chave:
Suscetibilidade à influência interpessoal, influência normativa, influência informacional, valor hedônico e valor utilitárioResumo
Duas correntes tradicionais nos estudos do marketing são analisadas, neste artigo, para entender o consumo de tênis de corrida: suscetibilidade à influencia interpessoal e valor percebido. O objetivo do trabalho foi analisar as relações funcionais entre a influência interpessoal e os valores utilitários/hedônicos no consumo de tênis de corrida. Para isto, foi pesquisada uma base teórica fundamentada na escala Consumer Susceptibility to Interpersonal Influence (SUSCEP) e em referências que trabalham valores utilitários e hedônicos. Foram construídos teoricamente e validados quatro construtos que interligam quatro hipóteses. A presente pesquisa aplicou 319 questionários em runners, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A validação dos construtos na prática foi feita através do conjunto de técnicas pertencente ao cálculo de equações estruturais. Após a validação e análise do modelo, foram feitas as considerações finais dos achados desta pesquisa.Downloads
Publicado
30/03/12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.