SUSCETIBILIDADE À INFLUÊNCIA INTERPESSOAL E VALOR PERCEBIDO NO CONSUMO DE TÊNIS DE CORRIDA

Autores

  • Wagner Junior Ladeira
  • Marlon Dalmoro

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i1.1034

Palavras-chave:

Suscetibilidade à influência interpessoal, influência normativa, influência informacional, valor hedônico e valor utilitário

Resumo

Duas correntes tradicionais nos estudos do marketing são analisadas, neste artigo, para entender o consumo de tênis de corrida: suscetibilidade à influencia interpessoal e valor percebido. O objetivo do trabalho foi analisar as relações funcionais entre a influência interpessoal e os valores utilitários/hedônicos no consumo de tênis de corrida. Para isto, foi pesquisada uma base teórica fundamentada na escala Consumer Susceptibility to Interpersonal Influence (SUSCEP) e em referências que trabalham valores utilitários e hedônicos. Foram construídos teoricamente e validados quatro construtos que interligam quatro hipóteses. A presente pesquisa aplicou 319 questionários em runners, na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A validação dos construtos na prática foi feita através do conjunto de técnicas pertencente ao cálculo de equações estruturais. Após a validação e análise do modelo, foram feitas as considerações finais dos achados desta pesquisa.

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Publicado

30/03/12

Edição

Seção

Artigos