O RELACIONAMENTO ENTRE A LEMBRANÇA DA MARCA E A SUA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO

Autores

  • Braulio Olliveira
  • Maria Aparecida Gouvêa

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i2.1165

Palavras-chave:

Recall. Market share. Correlação. Decisão de compra. Estratégia.

Resumo

A importância de se fixar uma marca na mente dos consumidores é reconhecida como fundamental pela teoria de marketing, segundo a qual os consumidores tendem a adquirir marcas lembradas em detrimento daquelas não lembradas. No entanto, observa-se a carência de estudos específicos que apresentem a real contribuição dessa premissa para os resultados empresariais. De caráter exploratório, este artigo apresenta a função da marca em algumas etapas do processo de tomada de decisão de compra dos consumidores, e os resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar a associação entre o recall e o market share, a partir de dados secundários de diversas categorias de produtos. Verificou-se a existência de correlação positiva de grau moderado entre as variáveis, reiterando os preceitos teóricos de que a fixação de uma marca de maneira clara e distinta pode contribuir para a obtenção de resultados positivos em termos de participação de mercado.

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Publicado

30/06/12

Edição

Seção

Artigos