"POR QUE SOU VOLUNTÁRIO?": ETAPA DE CONSTRUCÃO DE ESCALA
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v13i2.1168Palavras-chave:
Motivação, Trabalho Voluntário, Validade de Instrumento, Pastoral da Criança, Organizações Não- Governamentais.Resumo
A análise da validade de um instrumento quantitativo que permita conhecer o que conduz, o que mantém e o que faz deixar um voluntário a sua atividade é o objetivo deste trabalho. Quanto aos objetivos, esta pesquisa é descritiva, uma vez que apresenta a análise da validade de um instrumento quantitativo que busca compreender e descrever motivos do trabalho voluntário na Pastoral da Criança. O instrumento é baseado em idéias teóricas de Souza, Medeiros e Fernandes (2006). O índice de confiabilidade – Alfa de Cronbach – alcançou valores entre 0,7 e 0,8. No que tange ao Teste de Adequação da Amostra Kaiser- Meyer-Olkin também um bom índice foi obtido: 0,74. Apesar dos bons resultados de confiabilidade e dos testes de adequação da Análise Fatorial, em nenhuma das variáveis foi encontrada a combinação esperada, qual seja: questões versus perfil. Há a necessidade de melhorar o sentido semântico de determinados fatores, ou mesmo de aumentar a quantidade de indicadores, para que eles consigam gerar outras correlações entre eles.Downloads
Publicado
30/06/12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.