METODOLOGIAS EM TESES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i4.1815Palavras-chave:
Responsabilidade Social Corporativa, RSC, Revisão de Literatura, Teses de Administração, Metodologias de PesquisaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do levantamento das metodologias de pesquisa utilizadas nas teses de doutorado em Administração na área de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Foram analisadas as teses defendidas na última década (2001 a 2010) dos cursos de Administração brasileiros com avaliação CAPES mínima de cinco no triênio de 2007 a 2010. Os resultados foram comparados com estudos internacionais e brasileiros. Predominam os estudos empíricos (75% do total) e o emprego de métodos qualitativos (82%), tendo oito destas teses (29%) utilizado também métodos quantitativos. Em consonância com as revisões de literatura em RSC anteriores, foi observada a adoção preferencial pelo método de estudos de caso (64%) e de survey (36%). Conclui-se que as teses na área de RSC não parecem estar sujeitas de forma tão proeminente à exigência de método quantitativo da maioria das publicações acadêmicas. Estes resultados seguem direções diferentes das encontradas nas revisões de literatura anteriores.
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