ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO ENVOLVENDO UMA INDÚSTRIA MINERADORA
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i3.2016Palavras-chave:
Mensuração da sustentabilidade empresarial. Mineração brasileira. Perspectiva Triple Bottom Line. Grid de Sustentabilidade Empresarial.Resumo
A sustentabilidade empresarial faz parte da pauta de debates que envolvem questões ambientais, econômicas e sociais. Neste sentido, o presente estudo tem como proposta analisar a sustentabilidade a partir de um modelo de mensuração empresarial que toma como referência a perspectiva teórica do Triple Bottom Line (3BL). O modelo adotado para o desenvolvimento desta pesquisa foi o Grid de Sustentabilidade Empresarial (GSE). O objeto de estudo trata-se de uma exploração sobre a sustentabilidade empresarial de uma mineradora brasileira a partir de um modelo de mensuração de sustentabilidade. Investigou-se o conjunto de práticas adotadas pela empresa a fim de se mensurar a sustentabilidade nas dimensões ambiental, econômica e social. Para o processo de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado composto por questões envolvendo 43 indicadores de sustentabilidade, sendo 16 ambientais, 14 econômicos e 13 sociais. A mineradora apresentou desempenho satisfatório no que tange a sustentabilidade nas dimensões consideradas. Entre as ações de destaque indicadas pela mineradora, encontram-se: políticas de reflorestamento, recuperação do solo, utilização de tecnologias limpas, interação satisfatória com a sociedade, benefícios e políticas de valorização dos funcionários, investimentos limpos e estratégias de conciliação entre responsabilidade socioambiental e desempenho econômico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.