GOVERNOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM QUADRO CONCEITUAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v15i3.2095Palavras-chave:
Responsabilidade social empresarial, governo, políticas públicas, parcerias, soft interventionResumo
Este artigo aborda a temática da responsabilidade social empresarial (RSE) a partir de uma linha de análise pouco desenvolvida na literatura brasileira: compreender os papeis exercidos pelos governos no campo da RSE. O objetivo geral é propor um quadro conceitual para se analisar as formas de atuação dos governos em RSE. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura sobre a evolução do conceito de RSE e se constatou que, independente da definição escolhida, há uma probabilidade muita alta de que contenha dimensões próprias do campo de ação dos governos: social, ambiental, econômica. Em seguida, foi realizada uma revisão da literatura internacional com o intuito de se compreender os modelos teóricos que analisam a atuação dos governos em RSE. O quadro conceitual resultante propõe três formas de atuação dos governos em RSE: normativo, incentivador e parcerias e alianças. Apesar de se tratar de um campo de estudos recente nos países desenvolvidos, a abordagem proposta ainda é incipiente no Brasil, o que abre um amplo campo para pesquisas e estudos.Downloads
Publicado
27/12/14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.