CONFRONTANDO O CONCEITO DE COMPETÊNCIAS PELA SUA DIVERSIDADE E APLICAÇÃO: UM OLHAR ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i4.2722Palavras-chave:
1. Competência. 2. Gestão por Competência. 3. Gestão de Pessoas. 4. Conhecimento, Habilidade e Atitude. 5. Competências Essenciais.Resumo
Duas questões de pesquisa foram definidas como objetivo neste estudo: a primeira procurou saber se os sujeitos da pesquisa demonstram inclinações conceituais a alguma das definições deste termo apontadas na literatura e, a segunda investigou a demanda por competências no contexto de trabalho destes sujeitos visando apurar a sua variabilidade. Utilizou-se aplicação de entrevistas qualitativas, semiestruturadas junto a um grupo de nove profissionais de um centro de estudos e pesquisa aplicada de uma instituição pública de ensino superior. Adotou-se a análise de conteúdo para o processo de apuração das informações decorrentes das entrevistas. Os resultados apontaram uma inclinação conceitual correspondente à competência enquanto propriedade do indivíduo, o que estabelece relação com a corrente teórica francesa. Em relação a demanda por competências a maioria dos sujeitos afirmam que há variabilidade em função da natureza dos projetos que desenvolvem, sendo o mercado balizador da dinâmica das competências.
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