INFLUÊNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS STAKEHOLDERS DAS ENTIDADES ESPORTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i3.3124Palavras-chave:
Governança corporativa, Teoria dos Stakeholders, Entidades esportivas.Resumo
A governança corporativa tem como objetivo minimizar os conflitos de agência, que se manifestam inclusive no esporte, ou seja, o conceito da governança, também se centra nas entidades esportivas, mesmo que ainda seja com características embrionárias. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência da governança corporativa nos stakeholders das entidades esportivas. Para tanto, investigou-se oito entidades esportivas, por meio do método de estudo de caso múltiplo, entrevistando 13 dirigentes. Para a análise dos dados, utilizou-se primeiramente a análise intra-casos e a posteriori a análise inter-casos. Observou-se que, os dirigentes entrevistados das entidades esportivas objeto de estudo, foram unânimes em afirmar e confirmar que a governança corporativa, por meio de seus princípios balizadores, em especial a transparência, é essencial, e que, portanto, exerce influência positiva nos stakeholders das suas respectivas entidades, correndo o risco de que, caso os stakeholders não percebam a existência, adoção e/ou aplicação das boas práticas nestas entidades, elas correm risco de continuidade.Downloads
Publicado
20/12/16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.