GESTÃO DA QUALIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i4.3220Palavras-chave:
Cadeia de Suprimentos, Gestão da Qualidade, Indústria Calçadista, Práticas Internas de Qualidade, Interação de Qualidade com Fornecedores.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a gestão da qualidade na cadeia de suprimentos de uma indústria calçadista. Por meio da pesquisa, identificaram-se dois segmentos de gestão da qualidade relacionados à cadeia de suprimentos, cada um com as suas devidas categorias de análise: práticas internas e interação com fornecedores. Para a realização do estudo empírico foi utilizada a metodologia do estudo de caso múltiplo, aplicado na empresa focal, produtora de calçados, e em um fornecedor de primeira camada, fabricante de laminados sintéticos. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, as observações passiva e participante e a análise documental. A análise qualitativa permitiu identificar a forma como cada uma das empresas atua em relação à gestão interna da qualidade, apontando possibilidades de melhorias. Na interação entre as empresas verificou-se que os fornecedores participam ativamente da melhoria da qualidade da empresa focal, mas não existem relacionamentos de parceria consolidados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.