SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v17i3.3345Palavras-chave:
Alimentos orgânicos, Consumidores de alimentos orgânicos, Segmentação psicográfica, VALS-2, Estilo de vidaResumo
O presente estudo teve como objetivo identificar o perfil psicográfico dos consumidores de alimentos orgânicos. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo-descritivo, sendo feita análise fatorial, foram identificados os perfis psicográficos dos respondentes, em forma de sete fatores/dimensões, denominados: Orientado para a moda, Orientado para a auto-suficiência, Orientado para a inovação, Orientado para a liderança, Orientado para a auto-afirmação, Orientado para a descoberta/busca e Orientado para o tradicionalismo. Submetendo-se estes fatores à Análise de Agrupamento (Cluster), verificou-se que os segmentos mais relevantes foram: Orientado para a auto-afirmação, Orientado para a liderança e Orientado para a descoberta/busca. Desta forma, a partir da análise das variáveis que compõem estes segmentos, concluiu-se que este nicho caracteriza-se por indivíduos em situação de liderança, que visam um diferencial, o aprimoramento e o conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.