ANÁLISE DA SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA DAS INDÚSTRIAS CERAMISTAS DO NORTE DO MATO GROSSO DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i4.3732Resumo
O setor ceramista é causador de impactos negativos ao ambiente e tal situação se mostra agravada quando o recurso é considerado não renovável, como no caso dos recursos minerais, que uma vez utilizados não se refazem na natureza. Sendo assim, a pesquisa tem enfoque principal em como as práticas ceramistas são aplicadas no Mato Grosso do Sul com destaque para a região norte, a que apresenta maior contribuição para a indústria do setor, no estado, bem como o estudo do seu impacto sustentável e da sua eficiência. Para tanto, são utilizadas pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas. Foram realizadas análises por meio de índices de sustentabilidade, com enfoque no triple bottom line e o modelo de mensuração do Escore de Sustentabilidade Empresarial (ESE), bem como análise da eficiência por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados levam à não rejeição da hipótese de que a maior parte das empresas do setor ceramista no norte do estado atua de forma sustentável e eficiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.