LIMITAÇÕES E DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROCESSO DE MARKETING ESTRATÉGICO EM BUSINESS TO BUSINESS: O CASO DA TELEMAR CORPORATE

Autores

  • Jersone Tasso Moreira Silva Universidade FUMEC
  • Luiz Antônio Antunes Teixeira Universidade FUMEC
  • Luiz Riscado Universidade FUMEC
  • Luiz Cláudio Vieira de Oliveira Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v8i3.446

Resumo

Este trabalho visa a refletir sobre a relevância atual da função marketing estratégico em organizações de telecomunicação que praticam o B2B, no Brasil. O estudo procura encontrar os fatores que inibem ou estimulam o seu uso pelas organizações e mapear uma agenda de desafios do marketing corporativo para os próximos anos. Busca identificar áreas de atenção que poderiam colaborar para aumentar a relevância do marketing estratégico para o mercado B2B brasileiro. Percebe-se que existem lacunas que precisam ser preenchidas na metodologia de concepção e de implementação do marketing estratégico. O trabalho chega à conclusão de que há empresas mais adequadas que outras para a implementação de marketing estratégico e que esta função precisa, acima de tudo, possuir resolutividade, autoridade e responsabilidade apropriadas.

Biografia do Autor

Jersone Tasso Moreira Silva, Universidade FUMEC

Luiz Antônio Antunes Teixeira, Universidade FUMEC

Luiz Riscado, Universidade FUMEC

Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, Universidade FUMEC

Downloads

Publicado

31/12/07

Edição

Seção

Artigos