GÊNERO E COMPORTAMENTO INOVADOR: AVALIAÇÃO DE UM MODELO DE PREFERÊNCIA POR ROUPAS DA MODA POR UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v9i2.460Resumo
A inovação é um dos temas mais relevantes dentro do escopo da disciplina de comportamento do consumidor, pois se assume que o sucesso de novas ofertas se deve, em grande parte, a um eficaz processo de aceitação e difusão de inovações (ENGEL et al., 1995). Considerando a relevância deste tema e do setor de moda de vestuário, este estudo apresenta um modelo conceitual dos determinantes e consequências da inovação em moda, em adolescentes, investigando o efeito moderador do gênero sobre as relações entre as variáveis observadas e construtos latentes. Para tal, foi feito um estudo conclusivo descritivo, aplicado por meio de um survey autopreenchido, que contou com 850 estudantes de uma capital brasileira. Os resultados confirmaram as hipóteses propostas na literatura e sugerem diferenças no padrão de consumo e inovação em moda, de jovens do sexo masculino e feminino, sugerindo o elevado impacto do materialismo sobre a inovação em moda e o efeito negativo da idade sobre este construto, especialmente em homens. Com base nos resultados, implicações teóricas e práticas são propostas e sugestões de novos caminhos de estudo dentro da área são traçadas.Downloads
Publicado
30/06/08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.