NOTAS ACERCA DO USO DE INDICADORES E EFICÁCIA NA GESTÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i1.4680Resumo
No atual contexto competitivo muitas organizações produtivas têm adotado modelos estratégicos de gerenciamento ambiental, na tentativa de obter maior controle das consequências e mitigar o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente. A mensuração destas práticas pode se dar por meio de indicadores, que apontam as ações adotadas, reflexos e possíveis contrapartidas perante a degradação que possa ter ocorrido. Observando esse cenário, este estudo teve por objetivo compilar os principais indicadores de desempenho usualmente utilizados na gestão ambiental empresarial no Brasil. Metodologicamente, em uma pesquisa descritiva, tendo como base a legislação, documentos e literatura disponível no ano de 2015, foram realizados: i) revisão acerca dos conceitos da gestão ambiental e definição de eficácia organizacional; e ii) levantamento bibliográfico e documental para caracterização de tipos de indicadores, a começar pelos próprios indicadores de gestão ambiental, além de indicadores da área funcional, indicadores de situação ou estado ambiental e indicadores contábeis. Como resultado observou-se que as empresas ao informar seu compromisso com a conservação do meio ambiente podem estimular suas congêneres a fazer o mesmo, com vistas a mitigarem os impactos ambientais. Espera-se que o estudo abra novas possibilidades para aplicação destes indicadores em casos específicos de empresas ou conjuntos de empresas, junto a setores com maior impacto ambiental proveniente de suas atividades produtivas, como o agroindustrial, mineração, químico ou de construção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.