TEORIZANDO A PARTIR DE DADOS QUALITATIVOS EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v11i1.504Resumo
Este artigo apresenta a abordagem metodológica qualitativa utilizada em uma pesquisa de doutorado em Administração. Ela associa a teorização embasada (grounded theory) à análise de períodos temporais (semelhante ao temporal bracketing descrito por Langley (1999)), como estratégia de teorização a partir de dados sobre processos. Na pesquisa realizada, os processos em questão foram relativos ao fenômeno estudado: a formação e o desenvolvimento da visão compartilhada (imagem mental compartilhada de uma condição futura desejada a realizar) em equipes de direção de pequenas e médias empresas (PME). Três características exploradas em conjunto destacam-se por sugerir o caráter inovador e a possibilidade de contribuição da abordagem utilizada para futuros estudos: (1) a combinação não usual da teorização embasada com a análise de períodos temporais; (2) os modos desenvolvidos para aplicar as duas estratégias ao estudo em Administração; e (3) a ênfase no desenvolvimento de representações gráficas e de quadros explicativos promotores da transparência, da facilidade de entendimento e do potencial de replicação dos métodos. Diferentes possíveis contribuições dos métodos aqui apresentados são destacadas ao final do artigo.Downloads
Publicado
31/03/10
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.