CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS E SUA IMPORTÂNCIA NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v18i4.5112Palavras-chave:
Empreendedor, Regulamentação, EngenhariaResumo
O objetivo do estudo foi analisar quais características comportamentais empreendedoras (CCE) são evidenciadas nos estudantes de Engenharia e a importância delas para a atuação profissional. Também buscou-se verificar se há diferença entre gêneros em relação a CCEs; identificar em qual dos grupos de CCEs os acadêmicos estão mais desenvolvidos e por fim comparar as CCEs e as exigências para a atuação profissional dos engenheiros. A pesquisa empregou duas etapas, a primeira quantitativa descritiva, e a segunda qualitativa documental. O estudo foi realizado com estudantes de Engenharia Ambiental que cursaram a disciplina de Empreendedorismo, em quatro semestres diferentes, somando 132 alunos. A coleta de dados foi realizada utilizando-se o instrumento criado por McClelland. Foram identificadas, no grupo estudado, a presença das CCEs, não havendo diferença significativa entre os gêneros. Concluiu-se que, embora a regulamentação para atuação profissional do engenheiro não traga explicitamente que este deva ser empreendedor, nas entrelinhas das regulamentações isso foi evidenciado.Downloads
Publicado
21/03/18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.