COLABORAÇÕES NO FRONT-END DA INOVAÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE OPORTUNIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v21i1.6382Palavras-chave:
Front End, FEI, identificação e análise de oportunidades, colaboraçõesResumo
É crescente o reconhecimento da importância do Front-End para a capacidade de inovação das empresas. É também amplamente compreendida a necessidade desse processo desenvolver-se de forma aberta e colaborativa. Entretanto, os conhecimentos sistematizados na literatura acerca do FEI o abordam de forma genérica, não considerando especificidades de suas diferentes fases. Tal lacuna é ainda maior quando se busca compreender como podem se dar as colaborações em cada fase. Para contribuir com o avanço teórico do tema, esta pesquisa teve como objetivo sistematizar a produção acadêmica que discute as colaborações estabelecidas na fase de identificação e análise de oportunidades do FEI (IAO). Para tanto, a partir de uma revisão sistemática da literatura, elaborou-se uma bibliometria e fez-se uma análise qualitativa do portfólio de artigos com foco nos objetivos das colaborações, atores, práticas, resultados, facilitadores, barreiras e riscos. A pesquisa confirma a escassez de trabalhos com foco nas colaborações na IAO, firmando-se esse como um campo relevante para estudos futuros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.