FORMAS ORGANIZACIONAIS NO SETOR DE INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v12i1.661Palavras-chave:
Forma organizacional. Ecologia organizacional. Serviços financeiros.Resumo
Considerado o primeiro passo numa análise demográfica organizacional, a caracterização da forma organizacional define os limites entre as várias populações e permite compreender a dinâmica competitiva intra e interpopulações. De acordo com a literatura de Ecologia Organizacional, ao observar os tipos de empresas selecionadas numa determinada população organizacional, é possível identificar os critérios de seleção em funcionamento no ambiente competitivo. Em algumas populações de empresas, a própria legislação define os contornos das formas organizacionais, como é o caso das populações de empresas de intermediação financeira, foco deste artigo. Todavia, a legislação não é explícita no que diz respeito às dimensões da forma organizacional. Identificaram-se quatro aspectos da legislação (denominação social; objeto social; capital e patrimônio mínimo; natureza da propriedade e sociedade) correspondentes às seguintes dimensões: identidade, objetivos, recursos, controle e autoridade.Downloads
Publicado
30/03/11
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.