COMPORTAMENTO DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS E CONSCIÊNCIA SOCIAL DOS CONSUMIDORES
Palavras-chave:
Consumo sustentável. Comportamento de compra. Comportamento do consumidor. Consciência social. Produtos sustentáveis.Resumo
Há uma crescente popularização do consumo sustentável nas últimas décadas e diversos fatores podem
influenciar o comportamento de compra dos consumidores, principalmente no ambiente do varejo. Com o
objetivo de analisar a relação entre o comportamento de compra sustentável e a consciência social dos consumidores
foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa (survey). A amostra constituiu-se
de 252 consumidores de supermercados e por meio de uma Regressão Linear Simples e ANOVA foi possível
identificar que quanto maior a consciência social dos consumidores, mais comportamentos de consumo consciente
são encontrados. Fatores individuais não afetam o comportamento, exceto pelo fator idade. Sugestões
para futuras pesquisas e implicações gerenciais são discutidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.