Qualidade em Museus: o Sentimento dos Visitantes do Ecomuseu de Itaipu

Autores

  • Iury Teixeira de Sevilha Gosling UFLA
  • Marlusa de Sevilha Gosling UFMG
  • Francis Marcean Resende Barros UFMG
  • Geórgia Caetano de Oliveira Santos UFMG
  • Francisval de Melo Carvalho UFLA
  • Daniel Carvalho de Rezende UFLA

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v20i4.7168

Resumo

Os museus assumiram novos papéis no contexto da experiência turística, enquanto as mídias sociais permitiram o compartilhamento de informações por meio da internet. Diante disso, este estudo buscou analisar os comentários dos visitantes do Ecomuseu de Itaipu inseridos na plataforma TripAdvisor. A partir do modelo de qualidade percebida em museus, os dados foram submetidos à análise de conteúdo e análise de sentimento. Os principais resultados mostram que os aspectos relacionados às dimensões de evidência física e qualidade da informação são os mais mencionados. Além disso, o sentimento dos usuários é majoritariamente positivo em todas as dimensões. Para a área, o estudo contribuiu ao reunir os elementos da análise de sentimento à análise de conteúdo de forma a graduar as informações de maneira mais precisa e imparcial. Gerencialmente, reforça-se a necessidade de atenção da empresa aos aspectos tangíveis do ecomuseu, bem como se oferece um insight para a incorporação de elementos que causem impacto positivo no sentimento dos visitantes.

 

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Publicado

09/01/20