ENSINO REMOTO NA COVID-19
COMPARATIVO ENTRE TÉCNICO E SUPERIOR
Palavras-chave:
educação, covid-19, pandemia, ensino técnico, ensino superiorResumo
Este artigo avaliou a modalidade remota de ensino aplicada ao ensino de nível técnico e superior. Para a realização da pesquisa, desenvolveu-se um estudo comparativo de casos de caráter quantitativo, envolvendo os discentes de uma instituição de ensino superior (IES) e uma escola de ensino técnico. Os resultados evidenciaram que mesmo a modalidade remota de ensino tenha surgido como uma proposta emergencial e alternativa face à pandemia da COVID-19, ainda há desafios a serem superados. Quanto à adaptação, nos cursos técnicos o ensino remoto obteve melhor avaliação, comparado ao ensino superior, porém, ambos acreditam que o modelo que prevalecerá pós-pandemia será o presencial, mesmo com adoção de novas ferramentas tecnológicas e metodologias de ensino. Percebe-se, neste sentido, que a dimensão social, por meio do relacionamento e da interação, emerge como demanda e expectativa por parte dos discentes, alertando para um ‘repensar’ das instituições educacionais quanto às suas práticas pedagógicas.
Referências
ALMEIDA , M.? E.? B.? Educação a distância na internet:? abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem.? Educação e pesquisa, v.? 2?9?, n.? 2?, p.? 3?2?7?-?3?4?0?, 2?0?0?3?.?
ALMEIDA, B.? O; ALVES, R.? G.? A.? Letramento Digital em tempos de COVID-?1?9?:? uma análise da educação no contexto atual.? Debates em Educação, Maceió, v.? 1?2?, n.? 2?8?, 2?0?2?0? .? Disponível em:? http?s:?/?/?www.?seer.?ufal.?br/?index.?php/?debateseducacao/?article/?view/?1?0?2?8?2?.? Acesso em:? 4? jul.? 2?0?2?1?.?
AMARAL, E.?; POLYDORO, S.? Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp–?Brasil.? Linha Mestra, n.? 4?1?a, p.? 5?2?-?6?2?, 2?0?2?0?.?
ANDRADE CARNEIRO, L.? et al.? Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-?1?9?.? Research, Society and Development, v.? 9?, n.? 8?, p.? 1?-?1?8?, 2?0?2?0?.?
ANJOS, A.? M.? T.? Ensino remoto no ensino superior em tempos de COVID-?1?9?:? narrativas da experiência .? Cadernos da Pedagogia, v.? 1?4?, n.? 3?0?, 2?0?2?0?.?
ARIAS, E.? et al .? ¿Cómo perciben los docentes la preparación digital de la Educación Superior en América Latina?? Observatorio:? Instituto para el Futuro de la Educación, jun.? 2?0?2?0?.? Disponível em:? http?s:?/?/?observatorio.?tec.?mx/?edu-?news/?encuesta-?preparacion-?digital-?docentes-?universitarios-?america-?latina.? Acesso em:? 1? jul.? 2?0?2?0?.?
ARRUDA, E.? P.? Educação remota emergencial:? elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-?1?9?.? EmRede-?Revista de Educação a Distância, v.? 7?, n.? 1?, p.? 2?5?7?-?2?7?5?, 2?0?2?0?.?
AVELINO, W.? F.?; MENDES, J.? G.? A realidade da educação brasileira a partir da COVID-?1?9?.? Boletim de Conjuntura (BOCA), v.? 2?, n.? 5?, p.? 5?6?-?6?2?, 2?0?2?0?.?
BABBIE, E.? Métodos de pesquisa de Survey.? Belo Horizonte:? UFMG, 2?0?0?3?.?
BACICH, L.?; MORAN, J.? (org).? Metodologias ativas para uma educação inovadora:? uma abordagem teórico-?prática .? Porto Alegre:? Penso, 2?0?1?8?.?
BAO, W.? COVID-?1?9? and online teaching in higher education.? A case study of Peking University.? Human Behavior and Emerging Technologies, v.? 2?, n.? 2?, p.? 1?0?7?-?1?9?5?, 2?0?2?0?.? DOI:? http?s:?/?/?doi.?org/?1?0?.?1?0?0?2?/?hbe2?.?1?9?1?.?
BARRETO, A.? C.? F.?; ROCHA, D.? S.? COVID-?1?9? e educação:? resistências, desafios e (im) possibilidades.? Revista Encantar-?Educação, Cultura e Sociedade, v.? 2?, p.? 0?1?-?1?1?, 2?0?2?0?.?
BRASIL.? Decreto nº 9?0?5?7?, de 2?5? de maio de 2?0?1?7?.? Regulamenta o art.? 8?0? da Lei nº 9?.?3?9?4?, de 2?0? de dezembro de 1?9?9?6?, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.? Brasília, DF:? Presidência da República, 2?0?1?7? .? Disponível em:? http?:?/?/?www.?planalto.?gov.?br/?ccivil_?0?3?/?_?Ato2?0?1?5?-?2?0?1?8?/?2?0?1?7?/?Decreto/?D9?0?5?7?.?htm.? Acesso em:? 1?5? maio 2?0?2?1?.?
CASAGRANDE, R.? Coronavírus no Brasil:? como a pandemia prejudica a educação.? 1?7? mar.? 2?0?2?0?.? Entrevista concedida à Revista Eletrônica Guia do Estudante.? Disponível em:? http?s:?/?/?guiadoestudante.?abril.?com.?br/?atualidades/?coronavirus-?no-?brasil-?como-?a-?pandemia-?prejudica-?a-?educacao/?.? Acesso em:? 2?3? abr.? 2?0?2?1?.?
COLLIS, J.?; HUSSEY, R.? Pesquisa em Administração:? um guia prático para alunos de graduação e pós-?graduação .? 2?.? ed.? Porto Alegre:? Bookman, 2?0?0?5?.?
COSTA, M.? A.? Ensino Remoto Intencional:? reinventando saberes e práticas na educação profissional e tecnológica.? Curitiba:? Brazil Publishing, 2?0?2?0?.?
CRAWFORD, J.? et al .? COVID-?1?9?:? 2?0? countries’ higher education intra-?period digital pedagogy responses.? Journal of Applied Learning &? Teaching, v.? 3?, n.? 1?, 2?0?2?0?.? DOI:? http?s:?/?/?doi.?org/?1?0?.?3?7?0?7?4?/?jalt.?2?0?2?0?.?3?.?1?.?7?.?
CRESWELL, J.? W.? Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto.? 2?.? ed.? Porto Alegre:? Artmed, 2?0?0?7?.?
DIAS, F.? S.? S.? et al.? O ensino remoto na pandemia da COVID-?1?9?:? opinião de estudantes de um curso técnico em enfermagem.? Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.? 1?3?, n.? 3?, p.? 1?-?9? , 2?0?2?1?.?
FREITAS FARIAS, M.? A.? et al.? De ensino presencial para o remoto emergencial :? adaptações, desafios e impactos na pós-?graduação.? Interfaces Científicas-?Educação, v.? 1?0?, n.? 1?, p.? 1?8?0?-?1?9?3?, 2?0?2?0?.?
GOMES, M.? A.?; SANT’ANNA, E.? P.? A.? de ; MACIEL, H.? M.? Contexto atual do ensino remoto em tempos de COVID-?1?9?:? um estudo de caso com estudantes do ensino técnico.? Brazilian Journal of Development, v.? 6?, n.? 1?0?, p.? 7?9?1?7?5?-?7?9?1?9?2?, 2?0?2?0?.?
GUSSO, H.? L.? et al.? Ensino superior em tempos de pandemia:? diretrizes à gestão universitária.? Educação &? Sociedade, v.? 4?1?, 2?0?2?0?.?
HODGES, C.? et al.? The difference between emergency remote teaching and online learning.? EDUCAUSE Review, 2?7? mar.? 2?0?2?0?.? Disponível em:? http?s:?/?/?er.?educause.?edu/?articles/?2?0?2?0?/?3?/?the-?difference-?between-?emergency-?remote-?teaching-?and-?online-?learning.? Acesso em:? 1?8? maio 2?0?2?1?.?
IBGE.? Uso de Internet, televisão e celular no Brasil.? IBGE Educa –? Jovens.? Rio de Janeiro:? IBGE, 2?0?2?0?b.? Disponível em:? http?s:?/?/?educa.?ibge.?gov.?br/?jovens/?materiasespeciais/?2?0?7?8?7?-?uso-?de-?internet-?televisao-?e-?celular-?no-?brasil.?html.? Acesso em:? 2? maio 2?0?2?1?.?
REDE DE ENSINO JK.? Entenda as diferenças entre EAD e aula Remota.? 2?0?2?0?.? Disponível em:? http?s:?/?/?www.?rededeensinojk.?com.?br/?single-?post/?2?0?2?0?/?0?4?/?0?6?/?Entenda-?as-?diferen%?C3?%?A7?as-?entre-?EAD-?e-?aula-?Remota-?%?F0?%?9?F%?9?9?%?8?C%?F0?%?9?F%?A4?%?9?3?-?As-?aulas-?remotas-?s%?C3?%?A3?o-?amparadas-?pelo-?MEC-?e-?ser%?C3?%?A3?o-?desenvolvidas-?somente-?durante-?o-?isolamento-?social.? Acesso em:? 2?9? maio 2?0?2?1?.?
SALVAGNI, J.?; WOJCICHOSKI, N.?; GUERIN, M.? Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia.? Educação Por Escrito, v.? 1?1?, n.? 2?, p.? 1?-?1?2?, 2?0?2?0?.?
SANTOS, E.? Educação online para além da EAD:? um fenômeno da cibercultura.? In:? CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-?PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA,1?0?.?, 2?0?0?9?, Braga.? Anais [.?.?.?].? Braga:? Universidade do Minho, 2?0?0?9?.? p.? 5?6?5?8?-?5?6?7?1?.? Disponível em:? http?:?/?/?www.?educacion.?udc.?es/?grupos/?gipdae/?documentos/?congreso/?xcongreso/?pdfs/?t1?2?/?t1?2?c4?2?7?.?pdf.? Acesso em:? 2?7? mar.? 2?0?2?1?.?
SANTOS JUNIOR, V.? B.?; MONTEIRO, J.? C.?, Educação e COVID-?1?9?:? as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia.? Revista Encantar-?Educação, Cultura e Sociedade, v.? 2?, p.? 0?1?-?1?5?, 2?0?2?0?.?
SANTOS, C.? M.?; SANTOS, P.? M.?; ASSIS MARTINS, T.? O ensino remoto emergencial no âmbito do ensino técnico integrado ao ensino médio:? expectativa versus realidade.? Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v.? 2?, n.? 2?, p.? 1?5?-?1?5?, 2?0?2?1?.?
SANTOS, L.? R.? et al.? O Ensino Remoto Emergencial na Perspectiva da Metacognição:? Análise da Percepção de Alunos de um Curso Técnico em Enfermagem.? EaD em Foco, v.? 1?1?, n.? 2?, 2?0?2?1?.?
SILVA, M.? D.? et al.? Coronavírus:? consequências da pandemia no ensino superior.? Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.? 1?3?, n.? 5?, p.? 1?-?9?, 2?0?2?1?.?
SILVA, S.? D.?; COSTA, F.? J.? Mensuração e Escalas de Verificação:? uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion.? PMKT -? Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v.? 1?5?, p.? 1?-?1?6?, out.? 2?0?1?4?.?
TOQUERO, C.? M.? Challenges and opportunities for higher education amid the COVID-?1?9? pandemic:? The Philippine context.? Pedagogical Research, v.? 5?, n.? 4?, 2?0?2?0?.? DOI:? http?s:?/?/?doi.?org/?1?0?.?2?9?3?3?3?/?pr/?7?9?4?7?.?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.