AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE: AVALIANDO A RELAÇÃO ORIENTADOR-ORIENTANDO E A SATISFAÇÃO COM O CURSO.
Palavras-chave:
autoavaliação, avaliação da pós-graduação, relação orientador-orientando.Resumo
Na autoavaliação, um ponto importante é a percepção e a satisfação do discente em relação ao programa e aos professores. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos estudantes de pós-graduação quanto ao relacionamento orientador-orientando. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa, a partir de uma pesquisa do tipo survey. Para as análises, utilizou-se a estatística descritiva, análise fatorial exploratória, testes de hipóteses e análise de regressão múltipla. Os resultados indicam que a média de satisfação dos orientandos com os programas de pós-graduação é alta, com destaque para a satisfação geral com o(a) orientador(a). Dentre os determinantes da satisfação destacam-se o fato do discente ser bolsista e a influência do orientador na publicação internacional.
Referências
ALVES, L.? R.?; GIACOMINI, M.? A.?; TEIXEIRA, V.? M.?; HENRIQUES, S.? H.?; CHAVES, L.? D.? P.? Reflexões sobre a formação docente na pós-?graduação.? Escola Anna Nery, v.? 2?3?, n.? 3?, 2?0?1?9? .?
ALVES, V.? M.?; ESPINDOLA, I.? C.? P.?; BIANCHETTI, L.?.? A relação orinetador-?orientando na Pós-?graduação stricto sensu no Brasil:? a autonomia dos discentes em discussão.? Revista Educação em Questão, v.? 4?3?, n.? 2?9?, 2?0?1?2?.?
BISPO, M.? S.?; COSTA, F.? J.? Artigos como avaliação discente em disciplinas de pós-?graduação:? instrumento educativo ou subsistema de linha de montagem?? Cad.? EBAPE.?BR, Rio de Janeiro, v.? 1?4?, n.? 4?, out.?/?dez.? 2?0?1?6? .?
BOYCE, B.? A.?; NAPPER-?OWEN, G.?; LUND, J.? L.?; ALMARODE, D.? Perspectivas de alunos de doutorado sobre seus orientadores.? Quest, v.? 7?1?, n.? 3?, p.? 3?2?1?-?3?3?2?, 2?0?1?9?.?
CAPES.? Página inicial.? Ministério da Educação, 2?0?2?1?.? Disponível em:? http?s:?/?/?www.?gov.?br/?capes/?pt-?br/?acesso-?a-?informacao/?institucional.? Acesso em:? 0?8? jun.? 2?0?2?1?.?
CAPES.? GT SOBRE A AUTOAVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-?GRADUAÇÃO, 2?0?1?8?.? Disponível em:? http?s:?/?/?www.?gov.?br/?capes/?pt-?br/?acesso-?a-?informacao/?institucional.? Acesso em:? 0?8? jun.? 2?0?2?1?.?
CAPES.? V Plano Nacional de Pós-?Graduação (V PNPG 2?0?1?1?-?2?0?2?0?).? Brasília, DF:? CAPES, 2?0?1?0?.?
FÁVERO, L.? P.?; BELFIORE, P; SILVA, F.? L.?; CHAN, B.? L.? Análise de dados:? Modelagem multivariada para tomada de decisões.? Rio de Janeiro:? Elsevier, 2?0?1?7?.?
FERREIRA, L.? M.?; FURTADO, F.? SILVEIRA, T.? S.? Relação orientador-?orientando.? O conhecimento multiplicador.? Acta Cirúrgica Brasileira, v.? 2?4?, n.? 3?, 2?0?0?9?.?
FINARDI, K.? R.?; GUIMARÃES, F.? F.? Internacionalização, rankings e publicações em inglês:? a situação do Brasil na atualidade.? Estudos em Avaliação Educacional, v.? 2?8?, n.? 6?8?, p.? 6?0?0?-?6?2?6?, 2?0?1?7?.?
FREITAS, B.? Diferenças de Gênero na Pesquisa e Pós-?Graduação em Engenharia no Brasil.? 2?0?1?3?.? Dissertação (Mestrado em Tecnologia) -? Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow Da Fonseca, CEFET/?RJ, Rio de Janeiro, 2?0?1?3?.?
GAULE, P.?; PIACENTINI, M.? An advisor like me?? Advisor gender and post-?graduate careers in science.? Research Policy, v.? 4?7?, n.? 4?, p.? 8?0?5?-?8?1?3?, 2?0?1?8?.?
HAIR JUNIOR, J.? F.? et al.? Análise multivariada de dados.? 6?.? ed.? Porto Alegre:? Bookman, 2?0?0?9?.?
HILÁRIO, C.? M.?; CASTANHA, R.? G.?; GRÁCIO, M.? C.? C.? A influência da genealogia acadêmica na colaboração científica:? um estudo no campo da Matemática no Brasil.? Rev.? Guillermo de Ockham, v.? 1?5?, n.? 2?, 2?0?1?7?.?
HORTALE, V.? A.?; MOREIRA, C.? O.? F.?.? Self-?assessment in graduate public health programs:? characteristics and constraints.? Ciência &? Saúde Coletiva, v.? 1?3?, n.? 1?, p.? 2?2?3?, 2?0?0?8?.?
LANÇA, T.? A.? AMARAL, R.? M.?; GRACIOSO, L.? S.? Multi e interdisciplinaridade nos programas de pós-?graduação em Ciência da Informação brasileiros.? Perspectivas em Ciência da Informação, v.? 2?3?, n.?4?, p.?1?5?0?-?1?8?3?, out.?/?dez.? 2?0?1?8?.?
LEITE, D.? A autoavaliação na Pós-?Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES.? In:? SEMINÁRIO CAPES:? REPENSANDO A AVALIAÇÃO, 3?, 2?0?2?0?, Campinas/?SP, jul.? 2?0?2?0?, v.? 2?5?, n.? 0?2?, p.? 3?3?9?-?3?5?3? .?
LEITE, D.? Auto-?Avaliação Institucional.? In:? MOROSINI, Marilia (ed.?).? Enciclopédia de Pedagogia Universitária.? Glossário.? Brasília:? INEP, 2?0?0?6?.? v .?2?, p.?4?6?1?-?5?0?6?.?
LEITE FILHO, G.? A.?; MARTINS, G.? A.? Relação orientador-?orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações.? Revista de Administração de Empresas, v.? 4?6?, n.? SPE, p.? 9?9?-?1?0?9?, 2?0?0?6?.?
LOPES, E.? F.? B.? et al.? A relação entre orientador e orientando no processo de produção científica.? Braz.? J.? of Develop, Curitiba, v.? 6?, n.? 1?, p.?3?8?5?4?-?3?8?6?8?, jan.? 2?0?2?0?.?
LOPES, M.? M.?; CASTELO BRANCO, V.? T.? F.?; SOARES, J.? B.? Utilização dos testes estatísticos de Kolmogorov-?Smirnov e Shapiro-?Wilk para verificação da normalidade para materiais de pavimentação.? TRANSPORTES, v.? 2?1?, n.? 1?, p.? 5?9?-?6?6?, 2?0?1?9?.?
MACCARI, E.? A.?; NISHIMURA, A.? T.? Povoamento dos estratos conceitos 6? e 7? no sistema de avaliação da Capes pela área de administração, ciências contábeis e turismo nas avaliações trienais 2?0?1?0? e 2?0?1?3?.? Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v.? 7?9?, n.? 3?, p.? 6?0?1?-?6?2?4?, 2?0?1?4?.?
MALHOTRA, N.? K.? Pesquisa de marketing:? uma orientação aplicada.? 4?.? ed.? Porto Alegre:? Bookman, 2?0?1?1?.?
MARTINS, C.? B.? As origens pós-?graduação nacionais (1?9?6?0?-?1?9?8?0?).? Revista brasileira de sociologia, v.? 6?, n.? 1?3?, maio/?ago.?, 2?0?1?8?.?
MARTINS, V.? A.?; DA SILVA, S.?; DA LUZ, I.? P.? Influência da Autoestima e Relação Orientador-?Orientando nos Sintomas da Síndrome de Burnout:? Evidências da pós-?graduação stricto sensu em contabilidade no contexto brasileiro.? Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v.? 1?5?, n.? 1?, 2?0?2?1?.?
MARTINEZ, E.?; ELUE, C.?.? Da faculdade comunitária à escola de pós-?graduação:? explorando o papel dos orientadores acadêmicos na promoção da educação de pós-?graduação em faculdades comunitárias que concedem diplomas de bacharelado.? A Revista do Ensino Superior, v.? 9?1?, n.? 7?, pág.? 1?0?0?3?-?1?0?2?7?, 2?0?2?0?.?
MASSUCATTO, N.?; PEZARICO, G.?; OLIVEIRA, M.? R.? Expansão da educação superior stricto sensu:? o sudoeste do Paraná.? DRd –? Desenvolvimento Regional em debate, v.? 6?, n.? 1?, p.? 1?5?9?-?1?7?4?, jan.?/?jul.? 2?0?1?6?.?
MEZA, L.? A.?; MELLO, J.? C.? C.? B.? S.?; GOMES JÚNIOR, S.? F.?; MORENO, P.? Evaluation of post-?graduate programs using a network data envelopment analysis model.? DYNA, v.? 8?5?, n.? 2?0?4?, pp.? 8?3?-?9?0?, Mar.?, 2?0?1?8?.?
MEURER, A.? M.?; SOUSA, R.? C.? S.?; COSTA, F.?; COLAUTO, R.? D.? Sentimentos percebidos pelos orientandos nas fases de orientação das dissertações em contabilidade.? R.? Cont.? Fin.? –? USP, São Paulo, v.? 3?2?, n.? 8?5?, p.? 1?5?8?-?1?7?3?, jan.?/?abr.? 2?0?2?1?.?
MOORE, N, J.? Mentoring for advising:? developing relationships between academic advisors and advisees.? The Chronicle of Mentoring &? Coaching, v.? 2?, Nov.?, 2?0?1?7?, Special Issue 1?0?.?
MORITZ, G.? D.? O.?; MORITZ, M.? O.?; MELO, P.? A.? de.? A pós-?graduação brasileira:? evolução e principais desafios no ambiente de cenários prospectivos.? In:? COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 1?1?.?; CONGRESSO INTERNACIONAL IGLU, 2?.?, 2?0?1?1?, Florianópolis.? Anais [.?.?.?].? Florianópolis, 2?0?1?1?.? p.? 1? -?1?8?.?
NASU, V.? H.?; SASSO, M.? A Bolsa faz Diferença?? Uma Análise do Desempenho Acadêmico de Alunos Bolsistas de Cursos de Graduação da Área de Negócios.? In:? INTERNATIONAL CONFERENCE ACCOUNTING, 2?0?.? São Paulo, 2?0?2?0?
NÓBREGA, M.? H.?.? Orientandos e Orientadores no Século XXI:? desafios da pós-?graduação.? Educação &? Realidade, Porto Alegre, v.? 4?3?, n.? 3?, p.? 1?0?5?5?-?1?0?7?6?, jul.?/?set, 2?0?1?8?.?
PATRUS, R.?; SHIGAKI, H.? B.?; DANTAS, D.? C.? Quem não conhece seu passado está condenado a repeti-?lo:? distorções da avaliação da pós-?graduação no Brasil à luz da história da Capes.? Cad.? EBAPE.?BR, v.? 1?6?, n.? 4?, Rio de Janeiro, out.?/?dez.? 2?0?1?8?.?
PEREIRA, C.? M.? A.?; BARRO, D.?; TREZZI, C.?; SPICER-?ESCALANTE, M.? L.?; FELICETTI, V.? L.? Autoavaliação:? observando e analisando a prática docente.? Estudos em Avaliação Educacional, v.? 3?1?, n.? 7?6?, p.? 7?-?2?7?, 2?0?2?0?.?
RAMOS, M.? Y.? Internacionalização da pós-?graduação no Brasil:? lógica e mecanismos.? Educ.? Pesqui.?, São Paulo, v.? 4?4?, e1?6?1?5?7?9?, 2?0?1?8?.?
RIBEIRO, E.? A.? Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica.? Estudos em Avaliação Educacional, v.? 2?3?, n.? 5?1?, 2?0?1?2?.?
ROCHA, N.? M.? F.? Auto-?avaliação de centros de pós-?graduação:? uma proposta em ação.? Ensaio:? Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.? 1?4?, n.? 5?3?, p.? 4?8?7?–?5?0?6?, 2?0?0?6?.?
SAVIANI, D.? A Pós-?graduação em educação no Brasil:? pensando o problema da orientação.? In:? BIANCHETTI, L.?; MACHADO NETO, A.? M.? (Org.?).? A bússola do escrever:? desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações.? Florianópolis:? Editora da UFSC; São Paulo:? Cortez, 2?0?0?2?.?
SILVA, T.? C.?; BARDAGI, M.? P.? O aluno de pós-?graduação stricto sensu no Brasil:? revisão da literatura dos últimos 2?0? anos.? RBPG, Brasília, v.? 1?2?, n.? 2?9?, p.? 6?8?3?-?7?1?4?, dez.? 2?0?1?5?.?
SILVA, A.? H.?; VIEIRA, K.? M.?.? Síndrome de burnout em estudantes de pós-?graduação:? análise da influência da autoestima e relação orientador-?orientando.? Revista Pretexto, v.? 1?6?, n.? 1?, p.? 5?2?-?6?8?, 2?0?1?5?.?
SOUSA, C.? P.? Avaliação da pós-?graduação no Brasil:? entrevista com o professor Livio Amaral.? Estudos em Avaliação Educacional, v.? 2?6?, n.? 6?2?, p.? 5?4?3?-?5?5?2?, 2?0?1?5?.?
TEIXEIRA, E.? B.? Relação orientador-?orientandores e seus reflexos na elaboração do trabalho de conclusão de curso (tcc):? uma avaliação no curso de administração da Unijuí.? In:? COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL; CONGRESSO INTERNACIONAL IGLU, 2?.?, 2?0?1?1?.? Florianópolis.? Anais [.?.?.?] Florianópolis, v.? 1?0?, p.? 0?1?-?1?5?, 2?0?1?1?.?
VASCONCELOS, M.? E.? S.? S.?; SANTOS, R.? A.?; HORA, H.? R.? M.? Eficiência dos programas de pós-?graduação:? estudo evolutivo da área de Engenharias III.? Estudos em Avaliação Educacional, v.? 3?0?, n.? 7?5?, p.? 8?7?8?-?9?0?9?, 2?0?1?9?.?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.