ENSINO DA ÉTICA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Palavras-chave:
Ética na educação contábil, Percepção docente e discente, Tomada de decisãoResumo
Este trabalho tem por objetivo investigar se existem diferenças na percepção de discentes e docentes acerca da educação da ética no curso de Ciências Contábeis. A amostra deste trabalho consiste em 153 alunos e 24 professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo as respostas obtidas por meio da aplicação de questionários. Para avaliar se existem diferenças significativas entre as respostas dos participantes, foi utilizado o teste U de Mann-Whitney. Os principais resultados revelam que existem diferenças significativas entre a percepção dos alunos e corpo docente acerca da importância do ensino da ética à luz de variados pontos de discussão, como a relação entre o ensino contábil e questões morais, o reconhecimento de questões contábeis com implicações éticas, o desenvolvimento de um senso de responsabilidade moral, o desenvolvimento de habilidades necessárias para lidar com conflitos ou dilemas éticos e a importância de lidar com as incertezas da profissão contábil.
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