ENSINO DA ÉTICA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

Palavras-chave:

Ética na educação contábil, Percepção docente e discente, Tomada de decisão

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar se existem diferenças na percepção de discentes e docentes acerca da educação da ética no curso de Ciências Contábeis. A amostra deste trabalho consiste em 153 alunos e 24 professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo as respostas obtidas por meio da aplicação de questionários. Para avaliar se existem diferenças significativas entre as respostas dos participantes, foi utilizado o teste U de Mann-Whitney. Os principais resultados revelam que existem diferenças significativas entre a percepção dos alunos e corpo docente acerca da importância do ensino da ética à luz de variados pontos de discussão, como a relação entre o ensino contábil e questões morais, o reconhecimento de questões contábeis com implicações éticas, o desenvolvimento de um senso de responsabilidade moral, o desenvolvimento de habilidades necessárias para lidar com conflitos ou dilemas éticos e a importância de lidar com as incertezas da profissão contábil.

Biografia do Autor

Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É doutora pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB, UFPB e UFRN, programa no qual concluiu seu mestrado, no ano de 2008. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) . Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de agosto de 2006 à julho de 2008. Já lecionou na UNIFACEX e na Faculdade CDF Ponta Negra. Hoje, é professora adjunta da UFRN. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade comportamental, vieses cognitivos, medidas de desempenho, custos, controle interno de estoque de medicamentos.

Yuri Gomes Paiva Azevedo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Doutorado Sanduíche pela The University of Texas (UTEP). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atuou como orientador associado ao MBA em Gestão Tributária da USP/Esalq entre os anos de 2021 e 2022 e como professor substituto do curso de Ciências Contábeis da UFRN entre os anos de 2017 e 2018. Membro do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis - InCont (FEA-RP/USP), do Grupo de Pesquisa em Finanças - GPFin (FEA-RP/USP) e do Grupo de Pesquisa Contabilidados (UFERSA). Peer reviewer certificado pela Publons Academy. Atua nas áreas de Contabilidade Financeira, Finanças Corporativas e Educação Contábil.

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Publicado

29/12/22