COMPETÊNCIAS PARA SUSTENTABILIDADE: ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Lisiane Celia Palma UFRGS
  • Vanessa de Campos Junges UFSM
  • Simone Alves Pacheco de Campos UFRGS

Palavras-chave:

Educação para sustentabilidade, Competências para sustentabilidade, Cursos de Administração, Projeto Pedagógico do Curso, Perfil do Egresso

Resumo

Este estudo objetivou identificar se os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Administração existentes no Brasil estão orientados para o desenvolvimento de competências para sustentabilidade (CPS). Realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir da análise do PPC e do Perfil do Egresso de 48 cursos de Administração oferecidos por instituições públicas, considerando-se o desenvolvimento das CPS. Identificou-se preocupação em relação à educação para sustentabilidade (EPS) nos cursos, pois mais da metade apresentam, ao menos, uma das CPS. Contudo, apenas um dos cursos pesquisados contempla todas as cinco competências em seu PPC, revelando um cenário desafiador. O movimento para a inclusão das competências parece esbarrar na falta de compreensão sobre o PPC, na carência de preocupação com a EPS, na permanência do paradigma funcionalista e no reforço ao isomorfismo. Portanto, instituições e cursos podem avançar seu entendimento sobre sustentabilidade e dedicar maior atenção a EPS, fortalecendo um cenário de egressos com CPS.

Biografia do Autor

Lisiane Celia Palma, UFRGS

Doutora em Administração - UFRGS.

Vanessa de Campos Junges, UFSM

Doutoranda em Administração - UFSM. Professora Substituta - FURG.

Simone Alves Pacheco de Campos, UFRGS

Doutora em administração - UFRGS.

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Publicado

29/12/22