COMPETÊNCIAS PARA SUSTENTABILIDADE: ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE ADMINISTRAÇÃO
Palavras-chave:
Educação para sustentabilidade, Competências para sustentabilidade, Cursos de Administração, Projeto Pedagógico do Curso, Perfil do EgressoResumo
Este estudo objetivou identificar se os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Administração existentes no Brasil estão orientados para o desenvolvimento de competências para sustentabilidade (CPS). Realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir da análise do PPC e do Perfil do Egresso de 48 cursos de Administração oferecidos por instituições públicas, considerando-se o desenvolvimento das CPS. Identificou-se preocupação em relação à educação para sustentabilidade (EPS) nos cursos, pois mais da metade apresentam, ao menos, uma das CPS. Contudo, apenas um dos cursos pesquisados contempla todas as cinco competências em seu PPC, revelando um cenário desafiador. O movimento para a inclusão das competências parece esbarrar na falta de compreensão sobre o PPC, na carência de preocupação com a EPS, na permanência do paradigma funcionalista e no reforço ao isomorfismo. Portanto, instituições e cursos podem avançar seu entendimento sobre sustentabilidade e dedicar maior atenção a EPS, fortalecendo um cenário de egressos com CPS.
Referências
Alcapadini, R. (2011). Academia e a fábrica de sardinhas. Organizações & sociedade, 57(18), 345-348.
Becker, D. V. (2018). O processo de construção de uma matriz curricular sob a ótica da teoria da atividade. (Tese de Doutorado em Administração). Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre.
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo (2ed.). São Paulo: 70.
Campos, S., Palma, L. e Pedrozo, E. (2017). A Universidade e as transformações socioambientais: contribuições da aprendizagem transformadora e da atividade histórico cultural. Revista de Administração IMED, 7(2), 3-26.
Carvalho, S. L. & Brunstein, J. (2014). Um panorama das discussões sobre educação para a sustentabilidade no ensino superior e nos cursos de administração. In Brunstein, J., Godoy, A. S. E., Silva, H. C (Orgs). Educação para Sustentabilidade nas escolas de Administração (201-228). São Paulo: RiMa Editora.
Cebrián, G. (2016). The I3E model for embedding education for sustainability within higher education institutions. Environment Education Research , 24(2), 153-171.
De Oliveira, E. C. (2016). Um olhar sob a perspectiva do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Bacharelado em Administração: um estudo de caso na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Administração: ensino e pesquisa, 17(3), 403-437.
Demajorovic, J. & Martão, M. S. (2014). Competências e inserção profissional de administradores em sustentabilidade. Revista Pretexto, 15(1), 48-66.
Figueiró, P. S., Da Silva, G. F. F., Philereno, A. R. (2019). A temática sustentabilidade na formação em administração: a influência de elementos contextuais, organizacionais e curriculares. Administração: ensino e pesquisa, 20(3), 714-753.
Franco, I. T., Teixeira M. G., De Azevedo, D. B., Moura-Leite, R. C. (2015). A inserção da temática de sustentabilidade na formação de futuros gestores: como professores se deparam com o assunto?. Administração: ensino e pesquisa, 16(3), 517-607.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Holdsworth, S., Wyborn, C., Bekessy, S., Thomas, I. (2008). Professional development for education for sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, 9(2), 131-146.
Jacob, P. R., Raufflet, E., Arruda, M. P. (2011). Educação para a sustentabilidade nos cursos de administração: reflexão sobre paradigmas e práticas. Revista de Administração Mackenzie, 12(3), 21-50.
Kearins, K. & Springett, D. (2003). Educating for sustainability. Developing critical skills. Journal of management education, 27(2), 188-204.
Melo, E. C. & Brunstein, J. (2014). Experiências docentes de Educação para Sustentabilidade na sala de aula de administração. Revista Pretexto, 15(NE), 1116-135.
Menon, S. & Suresh, M. (2020). Synergizing education, research, campus operations and community engagements towards sustainability in higher education: a literature review. International Journal of Sustainability in Higher Education, 21(5), 1015-1051.
Michel, J., Holland, L. M., Brunnquell, C., Sterling, S. (2020). The ideal outcome of education for sustainability: transformative sustainability learning. In: Michel, J. O. (Ed). Teaching and Learning about sustainability in higher education, (116), 177-188.
Moore, J. (2005). Seven recommendations for creating sustainability education at university level . International Journal of Sustainability in Higher Education, 6(4), 326-339.
Nicolini, A. (2003). Qual será o futuro das fábricas de administradores?. Revista de Administração de Empresas, 43(2), 44-54.
Stefano, S.R. & Alberton, A. (2018). Alinhamento entre estratégia da organização e competências para sustentabilidade: proposição de um modelo para análise. Capital Científico, 16(4), 117-130.
Tarrant, S. P. & Thiele, L.P. (2019). Pratice makes pedagogy–John Dewey and skills-based sustainability education. International Journal of Sustainability in Higher Education, 17(1), 54-67.
Kuma, E. L., Doliveira, S. L. D., Silva, A. Q. (2017). Competencias para la sostenibilidad organizacional: una revisión sistemática. Cadernos EBAPE, 15(spe), 428-444.
Wals, A. E. J. & Schwarzin, L. (2012). Fostering organization sustainability through dialogic interaction. The Learning Organization, 19(1). 11-27.
Week, A., Withycombe, L., Redman, C. L. (2011). Key competencies in sustainability: a reference framework for academic program development. Sustainability Science, 6, 203-218.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.