ESTRATÉGIAS FORMAIS E INFORMAIS DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO NA PRODUÇÃO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS
Palavras-chave:
Informação, Conhecimento, Compartilhamento da informação e do conhecimento, Pesquisas científicasResumo
O estudo propõe uma reflexão sobre o compartilhamento de informação e conhecimento no desenvolvimento de pesquisa científica. Nesse sentido, buscou-se investigar o compartilhamento de informação e conhecimento na equipe responsável pelo desenvolvimento da PED/RMBH e do PIB/MG do CEI/FJP, tendo por objetivo avaliar as estratégias utilizadas para compartilhamento de informação e conhecimento entre os pesquisadores e colaboradores do CEI. Nas reflexões teóricas demonstrou-se que é um desafio ao modelo organizacional atual o compartilhamento de informações e conhecimento. A pesquisa caracteriza-se como descritiva. A estratégia adotada foi o estudo de caso. Participaram da pesquisa 74 colaboradores. Os questionários apresentam duas matrizes com as estratégias formais e informais de compartilhamento de informações e conhecimento. Os resultados da pesquisa destacam que o CEI/FJP privilegia estratégias formalizadas de compartilhamento do conhecimento e de informações, pois os manuais, relatórios e quadro de avisos são práticas constantemente adotadas para disseminar informações. As estratégias de compartilhamento informais poderiam ser mais utilizadas. Os resultados destacam que fatores como o tipo de vínculo dos pesquisadores interfere nos mecanismos de compartilhamento de informação e conhecimento.
Referências
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac, 2003.
DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação. São Paulo: Futura, 1998.
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DRUCKER, Peter. Administrando em tempos de grandes mudanças. 4 ed. São Paulo: Pioneira, 1996.
DUFLOTH, Simone Cristina. Informações do ambiente externo em organizações do terceiro setor. Tese de Doutorado. Belo Horizonte; ECI/UFMG, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GROTTO, Daniela. O compartilhamento do conhecimento nas organizações. In: ANGELONI, Maria Terezinha (coord). Organizações do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.
KROGH, Von G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MATTAR, F.N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
McGEE, T.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
NEVIS, E. C.; DI BELLA, A. J.; GOULD, J. M. Understanding organizations as learning systems. Sloan Management Review, v. 36, n. 2, p. 73-85, 1997.
NISEMBAUM, Hugo. Gestão do conhecimento: enriquecendo o capital humano. In: BOOG, Gustavo; BOOG, Madalena. Manual de gestão de pessoas e equipes. V 2. São Paulo: Editora Gente, 2002.
NONAKA, I. TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração estratégica na prática. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
PETRINI, M.; FREITAS, M. T. e POZZEBON, M. Inteligência de negócios ou inteligência competitiva? Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 30, 2006, Salvador. Anais. Salvador: Anpad, 2006.
SANTIAGO JR, José Renato Sátiro. Gestão do conhecimento: a chave para o sucesso empresarial. São Paulo: Novatec, 2004.
SENGE , Peter M. A quinta disciplina: A arte e a prática da Organização que aprende – 13º ed . São Paulo: Best Seller ,2002.
SILVA, Antônio Braz de Oliveira e. O cluster da construção em Minas Gerais e as práticas de colaboração e de gestão do conhecimento: um estudo das empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
STEWART, Thomas A. A riqueza do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
TARAPANOFF, Kira (organizadora). Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT. UNESCO, 2006.
TERRA, José Cláudio. Gestão de conhecimento. 2 ed. São Paulo: Negócio Editora, 2001.
TOMAÉL, Maria Inês. Redes de conhecimento: o compartilhamento da informação e do conhecimento em consórcio de exportação do setor moveleiro. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
VASCONCELOS, Maria Celeste Reis Lobo de, FERREIRA, Marta Araújo Tavares. O processo de aprendizagem e a gestão do conhecimento em empresas mineiras de vanguarda. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 26. 2002, Salvador. Anais. Salvador: Anpad, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.