CARTEIRAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO IGUALMENTE PONDERADAS PARA INVESTIDORES NÃO SOFISTICADOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i2.9503Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar os resultados proporcionados por estratégias de gestão ativa de compreensão facilitada, baseada em medidas de performance, para carteiras de Fundos Imobiliários (FIIs) negociados na Brasil, Bolsa, Balcão – B3. Tais estratégias consistem na seleção de carteiras de ponderação igualitária, formadas pelos fundos que apresentaram melhor desempenho no período anterior, medido pelo seu retorno acumulado ou pelo alfa de Jensen. Foram formadas 8 carteiras igualmente ponderadas, mas com diferentes critérios de formação. Para a análise, levou-se em consideração os anos de 2012 a 2020, com frequências de revisão anual dos portfólios. Os desempenhos das carteiras foram comparados com alguns benchmarks de mercado de renda variável: IDIV, IBOV e o IFIX. Os resultados revelaram que essas estratégias de gestão ativa podem ser utilizadas por investidores não sofisticados e proporcionar retornos positivos maiores e mais consistentes em momentos de estabilidade e alta do mercado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.