EFEITOS DA DESIGNAÇÃO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Leandro Alves Soares
  • Juliana de Lucena Ruas Riani Fundação João Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i2.9586

Resumo

O professor tem papel relevante na qualidade da educação. Na rede estadual de Minas Gerais, a principal forma de contratação desses servidores é por vínculo não efetivo, isto é, por meio da designação. Essa forma de contratação pode influenciar os resultados escolares ao permitir que professores não licenciados e com formação inadequada lecionem. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre a forma de contratação de professores sobre os resultados educacionais na rede estadual de Minas Gerais, por modelos de regressão. Os resultados apontam que, à medida que aumenta o percentual de professores designados em cargos vagos nas escolas, diminui a proficiência média dos seus alunos, e o Ideb, no entanto, aumenta a taxa de aprovação. A designação sempre foi vista como um problema de gestão de recursos humanos e questionada somente pela sua legalidade. Agora, este estudo dá indícios de seu impacto sobre a qualidade educacional.

Downloads

Publicado

08/01/25