EFEITOS DA DESIGNAÇÃO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i2.9586Resumo
O professor tem papel relevante na qualidade da educação. Na rede estadual de Minas Gerais, a principal forma de contratação desses servidores é por vínculo não efetivo, isto é, por meio da designação. Essa forma de contratação pode influenciar os resultados escolares ao permitir que professores não licenciados e com formação inadequada lecionem. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre a forma de contratação de professores sobre os resultados educacionais na rede estadual de Minas Gerais, por modelos de regressão. Os resultados apontam que, à medida que aumenta o percentual de professores designados em cargos vagos nas escolas, diminui a proficiência média dos seus alunos, e o Ideb, no entanto, aumenta a taxa de aprovação. A designação sempre foi vista como um problema de gestão de recursos humanos e questionada somente pela sua legalidade. Agora, este estudo dá indícios de seu impacto sobre a qualidade educacional.
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