PRÁTICAS DE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO

uma análise no contexto das atividades administrativas de um instituto federal de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i1.9658

Resumo

O compartilhamento do conhecimento é um processo substancial da gestão do conhecimento, especialmente em instituições de ensino superior, que são intensivas em conhecimento. O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de compartilhamento do conhecimento nas atividades administrativas de um Instituto Federal de Ensino. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observação participante e análise documental. O método de análise de conteúdo foi utilizado para análise indutiva dos dados. Os resultados denotam que o compartilhamento do conhecimento ocorre em quatro níveis de interação: nível de campus, nível de rede, nível de reitoria e em nível externo. Há diversos atores envolvidos que possuem diferentes formações e ocupam diferentes cargos e funções na instituição. Foram identificadas práticas de compartilhamento do conhecimento que envolvem a interação face a face e práticas mediadas por artefatos tecnológicos voltadas à comunicação interpessoal e registro do conhecimento. Embora o compartilhamento do conhecimento aconteça no âmbito das atividades administrativas da instituição, as práticas utilizadas podem ser aprimoradas, outras implementadas, e estendidas aos diferentes níveis de interação.

Biografia do Autor

Lenir Terezinha Zanuzzo, Unisul

Mestrado em Administração (Unisul), Graduação em Administração. Administradora do Instituto Federal de Santa Catarina.

Clarissa Carneiro Mussi, Unisul

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/Unisul)

Maria Regina Andreatto, Unisul

Mestranda em Administração na Unisul, Graduação em Biblioteconomia pela UFSC, Especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC.

Andressa Fontoura Maria, Unisul

Mestranda em Administração na Unisul, Graduação em Psicologia, com Especialização em Neuropsicopedagogia; Psicóloga escolar no Instituto Federal de Santa Catarina

Adriana Back Koerich, Unisul

Doutoranda em Administração (Unisul). Mestra em Administração (Unisul).

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Publicado

12/08/24