CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS NO SETOR PÚBLICO EX ANTE E EX POST EVIDENCIADAS EM UM LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i2.9800Resumo
O objetivo deste artigo é identificar as características do comportamento empreendedoras utilizadas na criação de i-Labs, bem como aquelas desenvolvidas em projetos e/ou ações desenvolvidas neste ambiente. Como procedimentos metodológicos adotou-se abordagem qualitativa com roteiro de entrevista semiestruturado, com 14 servidores do laboratório de inovação (011).lab. As características comportamentais empreendedoras evidenciadas como ex ante são aprimoradas a partir de experiências em projetos tornando-se ex post. Além destas foram evidenciadas outras características comportamentais empreendedoras, a saber: a) perspectivas promissoras (proatividade, criatividade, curiosidade, adaptação e confiança criativa); b) desafio em potencial (capacidade de falar sobre os erros); c) interação (empatia) e; d) formulação estratégica (organização, visão sistêmica e a gestão de projetos). Conclui-se que os i-Labs, são espaços que utilizam de características comportamentais empreendedoras existentes oriundas de experiências anteriores dos indivíduos. Assim como, promovem o desenvolvimento de características comportamentais empreendedoras por meio de ações e projetos.
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